1 Agosto 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Setúbal ‘Bairro das Ideias’ fomenta ligação da criação artística ao público com três...

‘Bairro das Ideias’ fomenta ligação da criação artística ao público com três dezenas de eventos

Rua Arronches Junqueiro, juntamente com A Gráfica, acolheu terceira edição da Mostra de Artes Performativas da cidade

 

- PUB -

A Rua Arronches Junqueiro, classificada como o ‘Bairro das Ideias’, foi um dos palcos escolhidos para a realização de perto de três dezenas de eventos nas duas últimas semanas, organizados no âmbito da terceira edição da Mostra de Artes Performativas em Setúbal (MAPS) com o objectivo de promover a aproximação da criação artística ao público.

Juntamente com a Gráfica – Centro de Criação Artística, o centro histórico da cidade sadina acolheu, entre os dias 8 e 17 de Julho, “27 intervenções artísticas, como performances, encontros, teatro, exposições e música”, garantiu a Câmara Municipal, responsável pela organização da iniciativa.

- PUB -

O programa para os dez dias contribuiu também para “reafirmar a MAPS no panorama nacional como um evento determinante, com o debate de temas fundamentais da actualidade que envolvem a comunidade no fazer artístico”.

Exemplo disso foi o concerto do Grupo de Limpeza Urbana Musical’, no passado sábado, 16, em A Gráfica, “em que trabalhadores daquele sector da higiene urbana foram equipados com ferramentas de trabalho especificamente pensadas para criar música”.

Houve igualmente tempo para as “Performances do Bairro”, inspiradas no distanciamento social, que contaram “com a colaboração dos comerciantes e moradores”.

- PUB -

A grande novidade desta edição, “que contribuiu para a criação de novos públicos, foi o Mini-MAPS, especificamente pensado para o público mais jovem, que contou com a peça de teatro “Rojo” e “A Estranha Viagem do Senhor Tonet”.

Patente esteve também a exposição “Blackest Dogs” em A Gráfica, assim como o ‘Bairro das Ideias’ recebeu as instalações “A.braço.te” e “Patrõa e o tempo”.

Do programa fez igualmente parte a dança, com destaque para os espectáculos “Viagem Sentimental # Setúbal”, “Arranjo Floral”, “On the road: das Sutilezas ao Jardim do Éden” e “URNA – CeAtchim! Ne Pàs! Un SssspeTaque!le”.

Já ao nível da música, “o evento contou com uma diversidade de concertos, tais como Huesos del Niño versus Carlota Oliveira e Museum Museum versus Tiago Hesp”.

A MAPS ficou ainda marcada pela realização de momentos dedicados à “reflexão sobre a cultura”, com encontros sobre “Artivismo”, “Residências e experiências” e “Projectos Colaborativos”.

As “Performances do Bairro” regressaram no último dia do programa, ao “ocuparem montras, varandas e janelas do ‘Bairro das Ideias’ com várias intervenções artísticas, visando a dinamização do comércio local”.

O último dia terminou “nas instalações de A Gráfica, no âmbito da secção Versus da FOmE, com o concerto Branco versus Cante Alentejano, numa mistura aparentemente contrastante entre rap e o tradicional cantar do Alentejo”.

- PUB -

Mais populares

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

“Quero fazer esta época o jogo de despedida para depois assumir o cargo de treinador”

“Não me ofereço aos clubes e não peço favores a ninguém, se tiver que treinar será onde me queiram e onde acreditem em mim”, refere Paulo Catarino

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -