27 Novembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalProjecto sobre inteligência artificial representa Politécnico na final de concurso nacional

Projecto sobre inteligência artificial representa Politécnico na final de concurso nacional

Ideia de João Santos e Guilherme Tavares “visa aliar a tecnologia aos desafios da gestão da informação nos variados sectores”

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai estar representado na final da 17.ª edição do concurso nacional ‘Poliempreende’ pelo projecto “MenuAI”, dedicado à área da inteligência artificial.

Na competição, a decorrer em Santarém entre os dias 13 e 16 de Setembro, vão estar presentes João Santos e Guilherme Tavares, autores do negócio inovador, “que visa aliar a tecnologia aos desafios da gestão da informação nos mais variados sectores”, referiu a instituição em comunicado.

Além de terem conquistado o júri regional de Setúbal e ganho passe directo para a última etapa da iniciativa, os jovens receberam um valor monetário de 2 000 euros “e horas de consultoria, atribuídas pela empresa ComOn”.

- PUB -

No entanto, uma vez que a edição deste ano “abarca excepcionalmente dois anos de competição”, os jovens vão ser acompanhados pelo projecto “Increas”, que venceu a fase regional em 2020, “com uma proposta de desenvolvimento de biossensores, acoplados a uma superfície, permitindo assimilar e tratar dados variados (da postura ao stress)”.

Para os dois restantes lugares no pódio, o júri, presidido por Carlos Mata, vice-presidente do IPS, e composto por representantes do Banco Santander e das empresas parceiras, designou as ideais “Higeia Healthcare” e “Adopt4Paws”.

“O segundo prémio, no valor de 1 500 euros, foi atribuído à equipa de Carlos Louro, Mário Fati e Letícia Sales, cujo negócio visa quebrar barreiras na utilização de serviços de saúde por parte de pessoas com dificuldades na comunicação”.

- PUB -

Já o “Adopt4Paws”, desenvolvido pelas empreendedoras Filipa Gonçalves, Maria Lino, Marta Melo e Sandrina Lopes, conquistou a prata e um prémio de mil euros, ao ter “como potenciais clientes os amantes dos animais de estimação”.

O concurso nacional ‘Poliempreende’ “assenta na maior rede de promoção do empreendedorismo no ensino superior, constituída por 21 politécnicos”. O concurso, desenvolvido anualmente, procede-se em duas fases: “a primeira, regional, dinamizada individualmente por cada um dos parceiros; a segunda, nacional, onde se reúnem todos os vencedores dos concursos regionais”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"

Cão desparecido no Seixal encontrado pela GNR na Quinta do Anjo seis anos depois

A GNR encontrou a dona do cão através do leitor de microchip. Estava registado no Sistema de Informação de Animais de Companhia  

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  
- PUB -