1 Agosto 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Setúbal Instituto Politécnico dá hoje a conhecer potencialidades da impressão 3D em encontro...

Instituto Politécnico dá hoje a conhecer potencialidades da impressão 3D em encontro online

Nas áreas da aeronáutica e biomedicina. Sessão agendada para as 13 horas desenvolvida no âmbito da iniciativa “Ciência à Conversa”

 

- PUB -

Os investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a partir da iniciativa ‘Ciência à Conversa’, explicam hoje, em encontro online, que potencialidades tem a impressão 3D para o desenvolvimento de áreas como a aeronáutica ou a biomedicina.

Para o efeito, será apresentada, a partir das 13 horas, a actividade desenvolvida no âmbito do Centro de Desenvolvimento de Produto e Transferência de Tecnologia (CDP2T), pelo seu coordenador, o docente Célio Pina, referiu a instituição em comunicado.

Na sessão vão igualmente ser dados a conhecer “os projectos Accurate3D (aumento de precisão e caracterização mecânica de peças funcionais impressas por 3D para apoio à produção), pelo professor docente Ricardo Cláudio, 3D GelComp (manufactura 3D de compósitos de hidrogel bio funcionalizados, pela docente Catarina Santos, e Bioscaff (Produção de Scaffolds cerâmicos para regeneração óssea por impressão 3D, por Ricardo Baptista”.

- PUB -

“Constituído em 2017, o CDP2T dedica-se à criação de novas soluções de projecto e fabrico de produtos nas áreas da engenharia mecânica, aeronáutica, automóvel, biomédica, química, materiais e desporto”.

Já a sua “intervenção baseia-se na inovação ao nível do desenho, projecto computacional, desenvolvimento, caracterização e selecção de materiais, ensaio experimental de estruturas e prototipagem, com recurso a novas tecnologias de fabricação e à optimização e gestão de processos”.

A conversa, “que se dirige à comunidade académica e local interessada, prevê também pequenas apresentações a cargo de outros dois centros de investigação do IPS, nomeadamente o Sustain.RD – Research Center for Engineering a Sustainable Development e o CICE – Centro de Investigação em Ciências Empresariais”.

- PUB -

O projecto ‘Ciência à Conversa’ “é um ciclo mensal de encontros, que acontecem sempre na primeira quarta-feira do mês, pelas 13 horas, que tem como finalidade divulgar os novos conhecimentos produzidos no IPS, num registo informal e acessível a todos, pretendendo demonstrar que a ciência está presente em tudo, podendo ser tema de conversa numa pausa para almoço”.

- PUB -

Mais populares

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

“Quero fazer esta época o jogo de despedida para depois assumir o cargo de treinador”

“Não me ofereço aos clubes e não peço favores a ninguém, se tiver que treinar será onde me queiram e onde acreditem em mim”, refere Paulo Catarino

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -