22 Outubro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal João Pereira Bastos distinguido como profissional do ano pelo Rotary Club de...

João Pereira Bastos distinguido como profissional do ano pelo Rotary Club de Setúbal

Antigo director do Fórum Luísa Todi elogiado por ter projectado culturalmente a cidade

 

- PUB -

O Rotary Club de Setúbal homenageou, na passada quinta-feira, João Pereira Bastos com o galardão “Profissional do Ano Rotary 2019-2020”, numa cerimónia que decorreu no Restaurante “O Quintal”.

Helena Mattos, anterior presidente do Rotary, enalteceu a vida de João Pereira Bastos e agradeceu a sua influência positiva para a cultura em Setúbal, durante a sua actividade no Fórum Municipal Luísa Todi, o qual ajudou a projectar, tal como a cidade.

E classificou ainda a programação cultural montada por Pereira Bastos como “excelente, diversificada” e “marcada pelo rigor e qualidade”.

- PUB -

João Pereira Bastos tem entregado a sua vida à cultura. Destacam-se, ainda assim, os momentos em que foi director artístico do Teatro Nacional de São Carlos, nos anos 80; director artístico do Festival Internacional de Macau, entre 1992 e 1999; e director do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, entre os anos de 2012 e 2019.

Tem sido reconhecido, coleccionando diversas distinções e condecorações como a Cruz da Ordem Soberana e Militar de Malta, em 1998, a Medalha de Mérito Cultura da República Portuguesa, no mesmo ano, a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal, em 2017, e foi nomeado embaixador de Setúbal, no ano de 2017.

Sensibilizado, o homenageado agradeceu a distinção. Elogiou o esforço e dedicação da Câmara Mu nicipal de Setúbal, na pessoa da presidente Maria das Dores Meira, na reforma do Fórum Luísa Todi e no apoio prestado durante a sua actividade enquanto director do espaço. “Foi muito bom o que se fez aqui”, resumiu.

- PUB -

Mais à frente admitiu ainda um sonho. O desejo de montar um companhia de ópera, apesar de reconhecer as dificuldades inerentes a essa concretização. Para a continuação da sua obra cultural em Setúbal, Pereira Barros formulou um voto: “Que as pessoas sintam a paixão que eu senti”.

Os elogios foram retribuídos por Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, responsável pelas áreas de Cultura, Desporto, Direitos Sociais e Juventude, que considerou ter sido “um privilégio trabalhar” com Pereira Bastos. “A cidade está-lhe grata”, disse o autarca para o homenageado. E reforçou de seguida: “A transformação da cultura em Setúbal está intimamente ligada a João Pereira Bastos”.

Quem também realçou a importância de João Pereira Bastos para a cultura, em especial a sua acção na cidade de Setúbal, foi o presidente do Rotary Club de Setúbal, Alberto Vale Rêgo, que, a concluir, lembrou a tradição da instituição em “reconhecer e premiar os profissionais das mais diversas áreas”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

António Pereira: “Continuo a ver coisas no Vitória que não tenho visto nem na I Liga”

Eliminação da Taça de Portugal com o Vizela não esmoreceu aplausos aos atletas

CDU rompe acordo com PSD e ‘salva’ PS na Assembleia Municipal

Geringonça desfeita. CDU queria sigilo sobre o compromisso até à tomada de posse. João Afonso (PSD) acusa comunistas de faltarem à palavra
- PUB -