23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEsforço dos profissionais sadinos no combate à covid-19 reconhecido em monumento frente...

Esforço dos profissionais sadinos no combate à covid-19 reconhecido em monumento frente ao São Bernardo

Na inauguração da “cruz cinzenta com um coração vermelho”, presidente da Câmara de Setúbal enalteceu trabalho dos profissionais no último ano, que “nunca regatearam esforços para que tudo possa acabar bem”

 

- PUB -

O esforço e empenho dos profissionais de saúde no combate à covid-19 foi reconhecido pela Câmara Municipal de Setúbal, que inaugurou um monumento em sua homenagem frente ao Hospital de São Bernardo.

A peça, composta por “uma cruz cinzenta com um coração vermelho no meio”, foi inaugurada na passada terça-feira. Na cerimónia, Maria das Dores Meira, presidente da autarquia sadina, enalteceu o trabalho dos profissionais no último ano, que “nunca regatearam esforços para que tudo possa acabar bem”, explicou o município em comunicado.

Em seguida, evocou “todos os que, sem excepção e mesmo com prejuízo das suas vidas pessoais, quer no Serviço Nacional de Saúde, quer no sector privado, souberam criativamente encontrar soluções para o que ninguém imaginava poder acontecer”.

- PUB -

A descerrar a placa com a inscrição “Homenagem de Setúbal aos profissionais de saúde no combate à covid-19” esteve igualmente Ricardo Oliveira, vereador da Saúde, Manuel Roque, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Setúbal, e Nuno Fachada, director clínico do Hospital de São Bernardo.

Maria das Dores Meira fez ainda questão de “exigir ao Governo que tome medidas para proporcionar melhores condições aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde, designadamente a valorização das carreiras e de estatutos profissionais”. Para a autarca, é “muito importante que o Governo cumpra os compromissos que assumiu com as populações de Setúbal e concretize a norma que o PCP propôs e fez aprovar no Orçamento do Estado de 2021, a qual permite iniciar a ampliação do Hospital de São Bernardo”.

Também “o financiamento da construção dos novos centros de saúde da Bela Vista e do Bairro do Liceu” foi referido pela edil, assim como disse ser necessário “reforçar o financiamento do novo Centro de Saúde de Azeitão, processo que já se encontra em curso por iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal”.

- PUB -

Sobre o combate à covid-19, Maria das Dores Meira sublinhou ser “fundamental que se mantenha e reforce a articulação das autoridades de saúde com todas as outras entidades, principalmente com as autarquias e a protecção civil”.

“É imperioso que o façamos, em particular se tivermos em conta que só no nosso concelho registámos, até sábado, 319 mortes por covid-19, com 50% destes óbitos em lares. Por isso, aqui deixo sentida palavra de pesar para as famílias que perderam os seus entes queridos, uma homenagem que terá também de um dia ser realizada”, expressou.

Por último, recordou o trabalho assumido pelo município contra a pandemia, com um investimento de cerca de cinco milhões e meio de euros até ao momento. “É expectável que a autarquia ainda possa investir mais. Será o que faremos sem hesitar um segundo, caso tal seja necessário”, concluiu.

“Além do executivo municipal, a cerimónia contou com as presenças do presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Martins, de presidentes das juntas de freguesia do concelho, do director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, Luís Pombo, e de elementos da Proteção Civil Municipal e das forças de segurança”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -