23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMoscatel da Bacalhôa conquista Grande Ouro no Concurso Vinhos de Portugal

Moscatel da Bacalhôa conquista Grande Ouro no Concurso Vinhos de Portugal

Secretário de Estado da Agricultura esteve presente, destacando o “dinamismo do sector” mesmo em tempos de pandemia

 

- PUB -

O moscatel da Bacalhôa Vinhos de Portugal alcançou o pódio e ficou “entre os melhores” a nível nacional, ao conquistar o Grande Ouro no Concurso Vinhos de Portugal, que teve na passada sexta-feira como palco o Convento de Jesus.

Depois de analisados 1 408 vinhos, o júri, composto por 134 elementos, galardoou o Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 2004, bebida da empresa vitícola sediada em Azeitão, com uma das 35 medalhas de Grande Ouro, nesta que foi a oitava edição do certame.

No evento, organizado pela ViniPortugal, marcou presença Rui Martinho, secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, que sublinhou “o dinamismo do sector” mesmo em tempos de pandemia. “O sector aumentou em 2020 as suas exportações, atingindo cerca de 850 milhões de euros”, esclareceu.

- PUB -

Já “nos primeiros três meses deste ano”, “a tendência positiva manteve-se”, com valores que permitem ao secretário de Estado da Agricultura “estar confiante de que a meta que foi estabelecida de chegar aos mil milhões de euros em 2023 pode ser atingida”.

Em seguida, Maria das Dores Meira, presidente da autarquia sadina, realçou “a importância que o vinho tem para Setúbal”, tratando-se de “um dos sectores económicos mais importantes para a região”.

“Falamos de um sector que dá trabalho a milhares de pessoas e que nos traz riqueza e turistas, em busca dos nossos néctares. A diversidade é uma das nossas mais-valias, com as mais de 600 referências de vinhos que aqui possuímos”, sublinhou. A Península de Setúbal foi ainda distinguida com cinco medalhas de ouro e 25 de prata, distribuídas pela Casa Ermelinda Freitas, Companhia Agrícola da Barrosinha, Adega de Pegões, Adega Cooperativa de Palmela e herdades da Arcebispa, de Gâmbia e Canal Caveira, entre outros vencedores

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -