27 Janeiro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalProfissionais de saúde e primeiro presidente da freguesia do Sado homenageados em...

Profissionais de saúde e primeiro presidente da freguesia do Sado homenageados em Setúbal

Câmara de Setúbal inaugurou nova rotunda frente ao Hospital de São Bernardo e rua dedicada a Carmelindo Elias

 

- PUB -

O executivo municipal da Câmara de Setúbal dedicou o dia de ontem, dia em que se celebrou os 47 anos da Revolução dos Cravos, aos profissionais de saúde do concelho e ao primeiro presidente da Junta de Freguesia do Sado, criada em 1985.

Frente ao Hospital de São Bernardo, a presidente da autarquia sadina, Maria das Dores Meira, acompanhada de Nikolay Amzov, responsável pela peça agora instalada na rotunda, do presidente da Assembleia Municipal, André Martins, e do embaixador da Bulgária em Portugal, Ivan Anguelov Naydenov, inaugurou a “Fonte Génisis”.

Para a autarca, a obra “contribui para a harmonização da imagem urbana de Setúbal”. “Estamos perante uma escultura de Nikolay, ceramista e escultor búlgaro, e de Luís paixão, autor do projecto. Foi concretizada pela empresa 4×4, que teve o cuidado de fazer algumas correcções ao projecto”, explicou em seguida.

- PUB -

Nesta primeira fase foi apenas instalada uma das esculturas planeadas, estando prevista a colocação “de mais duas” para completar “a obra de arte”. No que diz respeito à água, Maria das Dores Meira referiu que esta foi utilizada por ser “um elemento ligado às emoções”. O interior da peça, de grande dimensão, “poderá vir a servir de armazém, até para os serviços municipais”.

Em seguida, foi tempo de homenagear Carmelindo Elias, primeiro presidente da Junta do Sado, com a atribuição do seu nome a uma rua da freguesia. Para a presidente do município sadino, “não havia melhor forma de celebrar Abril do que homenagear um homem que tanto lutou pelo 25 de Abril”.

Já Manuel Véstias, actual presidente da Junta do Sado, lembrou “o homem que contribuiu para que a freguesia existisse”. “Foi um homem humilde, que lutou contra a co-incineração. Tentou-se nesta freguesia ser-se ‘o caixote do lixo’ da Europa, mas Carmelindo Elias conseguiu fazer com que este projecto não fosse concretizado. Morreu em 2010”, acrescentou.

- PUB -

A artéria agora inaugurada “passa pela rua onde Carmelindo Elias habitava e vai terminar no local onde ele se sentia bem, que era a Junta de Freguesia do Sado”, revelou Manuel Véstias, a concluir.

Comentários

- PUB -

Mais populares

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

Autocarro consumido pelas chamas no centro de Setúbal [corrigida]

Viatura dos TST circulava perto do Comando da PSP. Passageiros e motorista saíram ilesos

Moradores do condomínio da Quinta da Trindade queixam-se de ruído vindo de estaleiro naval

A decapagem do casco de navios está a tirar o sossego a quem reside nas proximidades do estaleiro. Empresa diz que está a mitigar incómodo
- PUB -