8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Setúbal Município de Setúbal atribui bolsas de criação artística a três projectos ligados...

Município de Setúbal atribui bolsas de criação artística a três projectos ligados à cidade sadina

António Aleixo, Marta Cerqueira e Tânia Dinis têm agora de desenvolver as suas propostas entre Maio e Dezembro deste ano

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal vai atribuir bolsas de criação artística no valor de cinco mil euros cada aos autores António Aleixo, Marta Cerqueira e Tânia Dinis, para estes desenvolverem os projectos a que se propuseram, relacionados com a cidade sadina.

Os artistas finalistas, escolhidos por um júri, “constituído por Cláudia Galhós, jornalista especialista em artes performativas e escritora, e Tiago Pereira, realizador, documentarista e radialista”, têm de colocar a sua proposta ‘de pé’ entre Maio e Dezembro deste ano, explicou o município em comunicado.

“Quis Saber Quem Sou”, de António Aleixo, foi um dos três projectos seleccionados, ao retratar, em formato de filme documental, a história dos seus avós, “proeminentes figuras da burguesia setubalense nas décadas de 1960 e 1970”. A ideia do realizador surgiu “depois deste descobrir um filme, com a duração de onze horas, com imagens captadas pelo avô, João Rodrigues Aleixo”.

- PUB -

Já Marta Cerqueira vai receber a bolsa dedicada a apoiar trabalhos artísticos para o desenvolvimento do projecto “Over-our-head drawings”, “que tem como ponto de partida a dança e que se concretiza numa instalação visual participativa”.

Por sua vez, Tânia Dinis convenceu o júri ao apresentar “Álbuns da Terra – um imaginário familiar”, projecto dedicado à fotografia, arquivo, cinema e teatro, “concebido especificamente para o contexto de Setúbal e A Gráfica”, espaço de trabalho que poderá agora ser usufruído pelos artistas escolhidos.

No total, a edilidade recebeu 306 candidaturas, “provenientes de todo o País e de todos os quadrantes culturais”, com o júri a analisar as propostas “tendo em conta algumas linhas orientadoras, como a qualidade do projecto e a valorização da relação com o território de Setúbal ou o equipamento cultural”.

- PUB -

Através desta iniciativa, o município “pretende apoiar criadores de artes performativas e visuais, com especial destaque para os artistas emergentes, e fomentar a partilha entre os grupos de trabalho e os agentes locais”. “As Bolsas de Criação Artística têm também a finalidade de promover a abertura dos processos de trabalho ao público, potenciando a consciencialização de que a cultura deve ser acessível a todos, bem como contribuir para a renovação do tecido artístico local e nacional”.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -