24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMunicípio de Setúbal atribui bolsas de criação artística a três projectos ligados...

Município de Setúbal atribui bolsas de criação artística a três projectos ligados à cidade sadina

António Aleixo, Marta Cerqueira e Tânia Dinis têm agora de desenvolver as suas propostas entre Maio e Dezembro deste ano

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal vai atribuir bolsas de criação artística no valor de cinco mil euros cada aos autores António Aleixo, Marta Cerqueira e Tânia Dinis, para estes desenvolverem os projectos a que se propuseram, relacionados com a cidade sadina.

Os artistas finalistas, escolhidos por um júri, “constituído por Cláudia Galhós, jornalista especialista em artes performativas e escritora, e Tiago Pereira, realizador, documentarista e radialista”, têm de colocar a sua proposta ‘de pé’ entre Maio e Dezembro deste ano, explicou o município em comunicado.

“Quis Saber Quem Sou”, de António Aleixo, foi um dos três projectos seleccionados, ao retratar, em formato de filme documental, a história dos seus avós, “proeminentes figuras da burguesia setubalense nas décadas de 1960 e 1970”. A ideia do realizador surgiu “depois deste descobrir um filme, com a duração de onze horas, com imagens captadas pelo avô, João Rodrigues Aleixo”.

- PUB -

Já Marta Cerqueira vai receber a bolsa dedicada a apoiar trabalhos artísticos para o desenvolvimento do projecto “Over-our-head drawings”, “que tem como ponto de partida a dança e que se concretiza numa instalação visual participativa”.

Por sua vez, Tânia Dinis convenceu o júri ao apresentar “Álbuns da Terra – um imaginário familiar”, projecto dedicado à fotografia, arquivo, cinema e teatro, “concebido especificamente para o contexto de Setúbal e A Gráfica”, espaço de trabalho que poderá agora ser usufruído pelos artistas escolhidos.

No total, a edilidade recebeu 306 candidaturas, “provenientes de todo o País e de todos os quadrantes culturais”, com o júri a analisar as propostas “tendo em conta algumas linhas orientadoras, como a qualidade do projecto e a valorização da relação com o território de Setúbal ou o equipamento cultural”.

- PUB -

Através desta iniciativa, o município “pretende apoiar criadores de artes performativas e visuais, com especial destaque para os artistas emergentes, e fomentar a partilha entre os grupos de trabalho e os agentes locais”. “As Bolsas de Criação Artística têm também a finalidade de promover a abertura dos processos de trabalho ao público, potenciando a consciencialização de que a cultura deve ser acessível a todos, bem como contribuir para a renovação do tecido artístico local e nacional”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -