20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalDebate envolve comunidade sobre problemas da saúde no concelho e revela soluções 

Debate envolve comunidade sobre problemas da saúde no concelho e revela soluções 

Discussão dos grandes temas da saúde apresenta um diagnóstico da situação em Setúbal. Encontro no Fórum Luísa Todi e online

 

- PUB -

 

“Setúbal a Pensar em Si” é o tema da primeira edição do Fórum Saúde que se realiza na próxima quinta-feira, 8 de Abril, que assiala o Dia Mundial da Saúde (7 de Abril), mas, essencialmente, vem abrir o debate sobre os grandes temas sobre esta área, tanto a nível social como técnico, e apresentar um diagnóstico da situação no concelho de Setúbal, incluído a identificação de problemas e estratégias de resolução.

O debate vai decorrer no Fórum Luísa Todi, no centro da cidade, mas sem público presente por motivos da pandemia da covid-19. No entanto, o mesmo pode ser acompanhado em videoconferência através de inscrição como participante feita em https://tinyurl.com/inscricoesForumSaude, ou simplesmente assistir por streaming, em directo nos canais de Facebook e Youtube do município.

- PUB -

Até se chegar a este debate foram realizados seis debates prévios, o primeiro a 2 de Fevereiro e o último a 25 de Março, que envolveram várias instituições como ensino, profissionais de saúde, técnicos das autarquias, eleitos locais, organismos de solidariedade social particulares entre outras.

O programa da conferência tem início 09h30, com a sessão de abertura, que conta com o contributo da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Setúbal, Manuel Roque, e do presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos.

Segue-se, às 10h00, uma saudação pelo presidente da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, Joaquim Santos, também presidente da Câmara Municipal do Seixal.

- PUB -

O Fórum de Saúde prossegue às 10h05 com o tema fulcral: “Setúbal a Pensar em Si”. Altura em que será feita a apresentação e divulgação do Perfil de Saúde e do Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município de Setúbal, um momento a ser conduzido pelo vereador da Saúde e Educação da autarquia, Ricardo Oliveira. Em cima da mesa vão estar os documentos que fazem o diagnóstico das situações que têm influenciado na saúde da população e apresentam soluções.

Para as 10h30 está marcada uma intervenção da responsabilidade de Ramon Ruano, vogal do ACES – Conselho Clínico do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, que irá apresentar o grupo de trabalho da publicação Perfil de Saúde do município.

Pelas 10h40 o fórum vai dar destaque à apresentação do resumo dos debates promovidos pelo grupo de trabalho do Perfil de Saúde, numa alocução de Ana Gato, professora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.

Segue-se, às 11h00, um debate moderado pela jornalista da Antena 1 Marta Pacheco.

O Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si” é retomado às 14h00 com a apresentação do Grupo de Trabalho do Plano Local de Desenvolvimento em Saúde, um espaço da responsabilidade de Miguel Carpinteiro, vogal executivo do conselho de administração do Centro Hospitalar de Setúbal.

Cerca de dez minutos depois será dado a conhecer um resumo dos debates promovidos pelo grupo de trabalho do Plano Local de Desenvolvimento em Saúde, o qual vai estar a cargo da directora do Departamento de Educação e Saúde da Câmara Municipal de Setúbal, Celeste Paulino.

Segue-se, às 14h30, um debate moderado pelo director do jornal diário O SETUBALENSE, Francisco Alves Rito. Às 16h00, será feita uma síntese do encontro pelo director-adjunto do Diário de Notícias, Leonídio Paulo Ferreira.

A sessão de encerramento do Fórum de Saúde está agendada para as 16h30 com intervenções do presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Valente Martins, e do director executivo do ACES Arrábida, Luís Pombo.

A comissão organizadora do evento é composta, além da Câmara Municipal de Setúbal, pelo ACES Arrábida, Associação da Indústria da Península de Setúbal, Associação Nacional de Farmácias, Centro Hospitalar de Setúbal, Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas e pelo Hospital da Luz Setúbal.

O Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Politécnico de Setúbal e as juntas de freguesia do concelho, bem como personalidades ligadas à comunidade educativa, ao movimento associativo popular, às instituições particulares de solidariedade social e à Comissão Municipal de Protecção Civil também fazem parte da comissão organizadora.

Seis temas ‘afinaram’ mega encontro

A preparação do Fórum Saúde “SETÚBAL A PENSAR EM SI” envolveu seis debates, todos eles em plataforma online, participados por vários organismos representantes de sectores fundamentais e transversais à vida da população do município

O primeiro tema do debate prévio para preparação do Fórum Saúde decorreu a 2 de Fevereiro, e foi dedicado ao “Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis”.

O segundo webinar teve em análise a “Comunicação em Saúde”. O ciclo de debates continuou com o terceiro tema a debater            as “Desigualdades no acesso à Saúde”.

Ainda em Fevereiro, realizou-se o quarto debate sobre “Território e Planeamento Urbano: O Potencial Salutogénico do Património Natural e Construído”.

Já em Março, dia 18, no quinto debate, cinco participantes partilharam experiências sobre os “Recursos da Comunidade enquanto Determinantes da Saúde”.

No último e sexto encontro online deste ciclo “Setúbal a Pensar em Si”, foram também cinco os oradores convidados a partilharem experiências e conhecimentos sobre temáticas relacionadas com “Participação – Experiências de Cidadania Ativa enquanto promotora da Saúde Física e Mental”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -