30 Setembro 2023, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara Municipal dá início à recolha selectiva com colocação dos primeiros contentores

Câmara Municipal dá início à recolha selectiva com colocação dos primeiros contentores

Seis dezenas de equipamentos estão a ser instalados nos bairros Afonso Costa, Monte Belo, Nova Azeda e Vale do Cobro

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal deu início à recolha selectiva de resíduos urbanos biodegradáveis no concelho, com a colocação dos primeiros 61 contentores nos bairros Afonso Costa, Monte Belo (Norte e Sul), Nova Azeda e Vale do Cobro, situados na freguesia de São Sebastião.

Os equipamentos, a ser instalados “junto dos contentores de lixo comum, são acessíveis com cartão electrónico próprio”, esclareceu a autarquia em nota de Imprensa. Esta operação surge “no âmbito do projecto “Setúbal Composto”, que antecipa a obrigatoriedade de Portugal assegurar, a partir de 2024, a separação e reciclagem na origem ou na recolha selectiva deste tipo de lixo”.

Os contentores acomodados nesta segunda fase ficam, assim, “disponíveis para utilização dentro de poucos meses, e abrangem cerca de onze mil munícipes, residentes naquelas quatro zonas da cidade”. De acordo com a mesma nota, “os moloks apresentam uma capacidade para armazenamento de três mil litros de lixo e possibilitam recolher as cerca de duas mil toneladas de resíduos urbanos biodegradáveis que esta área residencial produz anualmente, os quais serão reaproveitados posteriormente para produzir composto e energia”.

- PUB -

Os cidadãos que aderirem nesta etapa inicial “recebem um contentor de 20 litros, para servir de apoio à confecção das refeições, para que a separação seja feita em casa e os resíduos depositados no contentor de orgânicos”. Até ao momento, a autarquia conta já com “cerca de dois mil inscritos”.

Também os “resíduos biodegradáveis produzidos em escolas, cantinas, mercados, restaurantes, pastelarias, hotéis, hospitais e cemitérios do município”, serão agora recolhidos.

Esta é a segunda de duas fases do projecto, sendo que a primeira começou em Janeiro, com a “recolha selectiva de resíduos porta-a-porta em 9 600 fogos” localizados na freguesia de Azeitão.

- PUB -

Também com vista à sua concretização, a autarquia “investiu em Fevereiro quase 500 mil euros na aquisição de quatro camiões, com 16 metros cúbicos de capacidade, destinados a reforçar a recolha selectiva de resíduos orgânicos no concelho”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Salicórnia: Freguesia do Sado estreia nova festa das tradições no Moinho da Mourisca

Primeira edição da iniciativa que junta gastronomia, música e etnografia é no fim-de-semana de 7 e 8 de Outubro
- PUB -