30 Setembro 2023, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalD. Manuel Martins: 94 anos assinalados em videoconferência a partir de Setúbal

D. Manuel Martins: 94 anos assinalados em videoconferência a partir de Setúbal

Macaísta Malheiros apresentou palestra sobre humanismo do primeiro Bispo de Setúbal

Os 94 anos de D. Manuel Martins (1927-2017), primeiro Bispo de Setúbal, foram assinalados numa videoconferência promovida por Eugénio Fonseca na noite de quarta-feira, 20, dia de aniversário do prelado, reunindo mais de 40 pessoas.

- PUB -

Manuel Macaísta Malheiros, membro da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos e último Governador Civil de Setúbal, foi o palestrante, tendo abordado o tema “D. Manuel Martins e os Direitos Humanos”.

Partindo das crónicas do bispo sadino publicadas no livro “Nascemos Livres”, Macaísta Malheiros revelou ter sido “uma descoberta, uma surpresa” o pensamento de D. Manuel, que revela “um humanista, atento às pessoas e ao mundo em que viveu”. Uma visão ecuménica e a ideia de “intervenção, vivência e participação”, outros dos valores apresentados na comunicação, foram associados por Manuel Malheiros a uma “atitude de humildade” que o prelado revelou ao ter levado para um “pequeno jornal de província” assuntos com ressonância que vai muito para além do local. O conferencista destacou ainda a evocação feita por D. Manuel Martins dos que, “dentro da Igreja, ergueram a voz e sofreram”, como D. António Ferreira Gomes ou o padre Abel Varzim, e citou o entendimento dos Direitos Humanos como “um evangelho vivo”, concluindo que a leitura dos textos de D. Manuel são uma forma de “nos sentirmos irmanados na esperança, na luta e na mensagem” que transmitiu.

Vários testemunhos foram apresentados pela assistência, como o de Dulce Rocha, ao referir que “D. Manuel Martins falava dos pobres e não da pobreza, era prático, sempre com uma palavra pela dignidade humana”. Também António Soares testemunhou sobre o incentivo do Bispo no âmbito da doutrina social, ao lembrar que, “muitas vezes, na Igreja, ouvimos dizer para travar, mas D. Manuel dizia: avancem, avancem”.

- PUB -

O livro “Nascemos Livres” foi editado pela Fundação SPES em 2018 e reúne crónicas publicadas no “Jornal de Matosinhos” entre Setembro de 2016 e Setembro de 2017, tendo a última sido redigida uma semana antes do falecimento de D. Manuel Martins.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Salicórnia: Freguesia do Sado estreia nova festa das tradições no Moinho da Mourisca

Primeira edição da iniciativa que junta gastronomia, música e etnografia é no fim-de-semana de 7 e 8 de Outubro
- PUB -