1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEugénio da Fonseca cessa funções na presidência da Cáritas Portuguesa

Eugénio da Fonseca cessa funções na presidência da Cáritas Portuguesa

Terminado um percurso com mais de duas décadas no comando da Cáritas, o ex-presidente garante continuar a lutar contra a pobreza

 

- PUB -

O antigo presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, Eugénio da Fonseca, cessa agora funções como presidente da Cáritas Portuguesa. O cargo é assumido por Rita Valadas, após comunicado oficial da Agência Ecclesia lançado este sábado, no fim da Conferência Episcopal que decorreu em Fátima.

A nova presidente da Cáritas Portuguesa é licenciada em Política Social e já integrou a direcção da instituição católica, assim como o Departamento de Acção Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Após mais de 20 anos no comando da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca disse à Agência Ecclesia que o seu trabalho correspondeu a “tempos de grandes desafios”, em que alimentou “esperanças” e também teve “desilusões”, mas, afirma, foi “capaz de suscitar muitas vontades e também algumas inércias”.

- PUB -

Em comunicado enviado a O SETUBALENSE, Eugénio da Fonseca afirma que tudo o que fez “foi só – apenas só – pelo combate contra o empobrecimento e a exclusão social”. E destaca ainda que nada procurou “de interesse pessoal”, endereçando um pedido de desculpa “por alguma atitude de omissão, despropósito ou falta de gentileza”, assegurando que continuará a “‘tecer armas’ pelo mesmo combate, ou seja, por um país com menos pobreza e um desenvolvimento mais humano”.

Eugénio José da Cruz Fonseca nasceu em Setúbal, em 1957. Cidade onde já desempenhou funções como director do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas e foi presidente da Cáritas, entre 1987 e 2016.

Em 1999, foi nomeado pela Conferência Episcopal como presidente da Cáritas Portuguesa, tendo sido ainda presidente-adjunto da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social, a atual CNIS.

- PUB -

Em 1993, Eugénio Fonseca foi condecorado com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal e nas cerimónias do 10 de Junho de 2007 foi agraciado por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República Portuguesa, com a Ordem de Mérito, grau de Grande Oficial.

Eugénio da Fonseca mantém agora o cargo de presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado e funções como membro da direcção da Associação Dignitude.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -