5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalCidade dedica semana a debate reflexões sobre deficiências e incapacidade

Cidade dedica semana a debate reflexões sobre deficiências e incapacidade

Sessões de cinema, acções de formação, um espetáculo de teatro e uma exposição integram a Semana Temática das Deficiências e Incapacidades

 

- PUB -

“(In)Visivelmente à Nossa Volta!” é o tema da 12.ª edição da Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020 que Setúbal recebe de 3 a 10 de Dezembro debates e apresentações artísticas em diferentes palcos da cidade.

Um evento organizado em formato físico e digital pelo Grupo Concelhio para as Deficiências e Incapacidades – Setúbal, do qual faz parte, a Câmara Municipal de Setúbal.

No dia 3 de Dezembro a semana temática inicia pelas 10h00 com a acção de formação online “Saúde Mental, Família e Comunidade”, destinada a profissionais das áreas social e da saúde.

- PUB -

As inscrições para esta acção podem ser realizadas através do endereço [email protected] e pelos contactos telefónicos 265 535 330 e 96 385 92 66.

No mesmo dia o Grupo Pensar Teatro, da Associação Fernando Ilharco, dinamiza um workshop aberto à população sobre teatro, na Casa da Cultura, entre as 10h00 e as 11h00. Pelas 21h00, o espetáculo “Preconceito Conceituado” e levado ao palco Fórum Municipal Luísa Todi pelo Grupo de Teatro Puzzle da Associação Portuguesa de Pais e Amigos Do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Setúbal.

No dia 4 a APPACDM Setúbal também dinamiza um workshop de teatro aberto à população, entre as 10h30 e as 11h30, no Museu do Trabalho Michel Giacometti. E sessão “A actividade física e o desporto na Saúde Mental”, com inscrições online no link https://bit.ly/Inscricao-WEBINAR-a-atividade-fisica-e-o-desporto-na-saude-mental, tem início pelas 10h30, em formato digital, transmitida através da plataforma Zoom.

- PUB -

Nos dias 4, 5 e 9 de Dezembro estão igualmente agendadas acções sobre bullying e cyberbullying, dirigidas à comunidade educativa nos estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage.  E a “Depressão, Doença Bipolar e outras comorbilidades: dificuldades e capacidades” está em destaque no dia 7, entre as 14h15 e as 17h30, em formato online, com inscrições através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnObB4irV7D_ZxTWH_2UILsFrMsFf4e5ZpEw2uO776xXzAA/viewform?usp=pp_url.

A Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020 encerra com o debate “Vida Independente – A Experiência dos Centro de Apoio à Vida Independente”, dinamizado pela Inovar Autismo, entre as 10h00 e as 13h00. Uma acção que também decorrerá online, através da plataforma Zoom, no link https://us02web.zoom.us/j/84813194178.

No decorrer desta semana temática estará patente na Experience Box do Piso-1 do Centro Comercial Alegro Setúbal a exposição “Vozes Que Pulsam”, com trabalhos de Paula Moita e de utentes da Associação Doutor Fernando Ilharco inspirados no tema “Um caminhar sobre a linha ténue entre a saúde e a doença mental”.

 

Charlot exibe cartaz dedicado à inclusão e entreajuda

 

Durante a Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020 o Auditório Municipal do Cinema Charlot exibe um conjunto de filmes especialmente dedicados a crianças e jovens com autismo e seus familiares, no âmbito do programa “CineAutismo – Sessão de Cinema Adaptado”

A primeira sessão está agendada para dia 6, pelas 10h00, com a exibição de “Toy Story 4”. E os dias 7, 8 e 9, são dedicados à exibição de filmes sobre a temática das deficiências e incapacidades.

No dia 7, pelas 20h00, “Dancer in the Dark”, de Lars Von Trier, retrata a história de uma mulher e do seu filho que podem perder a visão devido se não conseguirem o dinheiro necessário para cirurgias.

“Esplendor”, de Naomi Kawase, sobre uma escritora de versões de filmes para pessoas com incapacidade visual que aprende a ver o mundo de uma forma diferente quando conhece um homem prestes a perder a visão, é exibido no dia 8, pelas 20h30.

No dia 9, “Ferrugem e Osso”, de Jacques Audiard, dá a conhecer a história de um homem que ajuda uma mulher que se encontra numa cadeira de rodas, dando-lhe esperança para voltar a viver. Uma história exibida a partir das 20h30.

Também no dia 9, entre as 10h00 e as 16h30, é apresentada a Mostra de Curta-Metragens – Festival Mental no Cinema Charlot.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -