1 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEstátua de homenagem a D. Manuel Martins é erigida hoje frente à...

Estátua de homenagem a D. Manuel Martins é erigida hoje frente à Sé

O apelidado “Bispo Vermelho” foi ordenado a 26 de Outubro de 1975, e foi um defensor dos mais desprotegidos

 

- PUB -

Uma nova estátua de homenagem a D. Manuel Martins é inaugurada hoje, às 16h00, e vai ser erigida no Largo de Santa Maria, frente à Sé de Setúbal, onde o clérigo foi ordenado como primeiro bispo de Setúbal, em 1975.

A iniciativa partiu da Câmara Municipal, com a colaboração da Diocese de Setúbal, e foi escolhido o dia em que se completam 45 anos da ordenação do apelidado “Bispo Vermelho”, figura incontornável, na defesa daqueles que mais precisavam, nos anos difíceis que assolaram o distrito e o País, no pós-revolução do 25 de Abril.

A cerimónia conta com Eucaristia de Acção de Graças, tendo sido convidadas paróquias, secretariados, departamentos, comunidades de vida consagrada e demais instituições diocesanas. “Para toda a comunidade”, a Diocese de Setúbal “aconselha a acompanhar a celebração transmitida através das redes sociais da Diocese”.

- PUB -

A estátua, que na passada sexta-feira recebia os últimos retoques, é da autoria da escultora Maria José Brito. O canteiro responsável pela base é Avelino Baleia e a peça foi realizada na fundição do Senhor Bernardino.

D. Manuel Martins ficou conhecido pela sua acção contra a pobreza, contra a fome e contra as injustiças sociais. No dia da sua ordenação, ficaram lhe conhecidas as palavras: “Nasci Bispo em Setúbal, agora sou de Setúbal. Aqui anunciarei o Evangelho da libertação, na justiça e no amor. Aqui proclamarei o Cristo vivo – que veio e está no meio de nós – o único que pode alicerçar na fraternidade, a sociedade justa que é a aspiração angustiante de todos nós”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -