29 Novembro 2021, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara Municipal de Setúbal assina acordo para retirar amianto das escolas do...

Câmara Municipal de Setúbal assina acordo para retirar amianto das escolas do concelho

Vão ser intervencionadas as escolas básicas de Aranguez e de Azeitão e a Escola Secundária Dom Manuel Martins

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou na reunião pública de quarta-feira a celebração de um acordo de colaboração com o Ministério da Educação para a remoção dos materiais com amianto das escolas básicas de 2.º e 3.º ciclos de Aranguez e de Azeitão e na Escola Secundária Dom Manuel Martins, estabelecimentos de ensino da tutela do Estado.

O acordo, que “define as condições de transferência para o município das atribuições para a intervenção”, vai permitir remover materiais de construção com amianto nas escolas do concelho de gestão do Ministério da Educação, explica a autarquia através de comunicado. Segundo a mesma nota, “Em reunião com a secretária de Estado da Educação, a Câmara Municipal de Setúbal recebeu a garantia de que os projectos de requalificação destas escolas serão financiados a 100 por cento, através de candidaturas a verbas exclusivas dos municípios previstas no Programa Operacional Regional [email protected]”.

Desta forma, o município vai proceder à intervenção, “ainda que não sendo da sua competência, tendo em conta o compromisso com o bem-estar da população, a saúde pública, a segurança e qualidade de estudo e trabalho da comunidade educativa”. A autarquia, de acordo com o estabelecido na celebração do acordo, vai ter, também, de garantir “a obtenção dos pareceres legalmente exigíveis”, “a fiscalização e a coordenação da empreitada”, “o financiamento da mesma e o pagamento ao adjudicatário, através de dotações orçamentais inscritas, aprovadas e visadas nos termos legais”. Está, ainda, previsto que a Câmara Municipal tem de “assumir a posição de dono da obra, lançando os procedimentos de acordo com os projectos aprovados, adjudicar as obras nos termos previstos no Código dos Contratos Públicos”.

- PUB -

A decisão contempla também a constituição de “uma comissão de acompanhamento”, com o objectivo de “coordenar a execução da empreitada com o desenvolvimento regular das actividades lectivas”, “composta por representantes da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da autarquia e pelos directores dos agrupamentos em que se integram as escolas”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"
- PUB -