28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalBiodiversidade da Arrábida e actividades piscatórias decoram entrada da cidade na ligação...

Biodiversidade da Arrábida e actividades piscatórias decoram entrada da cidade na ligação a Azeitão

Novos elementos alusivos ao mar e à serra inaugurados pela autarquia no Dia de Bocage e da Cidade

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal inaugurou na passada terça-feira, Dia de Bocage e da Cidade, a reabilitação urbanística que tinha em curso numa das entradas principais da cidade, situada na Estrada Nacional 10, na ligação a Azeitão. O local recebe agora, para além de um novo mural com 300 metros de comprimento, da autoria de Smile, diversos elementos decorativos alusivos à cultura setubalense, com ligações ao mar e à Serra da Arrábida, do decorador João Maria.

“Âncoras e um pequeno bote adornam a zona ajardinada, dando início à leitura de um mural grafitado por Smile, que incorpora várias imagens, desenhadas em estilo ultra-realista, alusivas a actividades piscatórias e a diferentes animais que incorporam a biodiversidade da Arrábida, caso da raposa. O artista, um dos condecorados com a Medalha de Honra da Cidade nas cerimónias oficiais do Dia de Bocage e da Cidade, explicou que o objectivo do mural é uma homenagem aos pescadores típicos de Setúbal. Esta temática depois casa com outra importante temática local, a fauna da Arrábida”, explica a autarquia em comunicado.

A concretização deste projecto “implicou, também, trabalhos profundos de reabilitação da área intervencionada, nomeadamente com arranjos paisagísticos e de espaços verdes, todos executados por equipas municipais”. De acordo com a nota da autarquia, Maria das Dores Meira, presidente do município, afirmou: “Foi feito um grande trabalho da Câmara Municipal em recuperar este espaço verde. Foram os nossos serviços que fizeram este trabalho de recuperação. Por exemplo, as âncoras foram recuperadas nas nossas oficinas, assim como a palavra ‘Setúbal’, adquirida para a Cidade Europeia do Desporto [2016] e guardada nos nossos armazéns”.

- PUB -

Para além da colocação de novos elementos decorativos, também “os espaços verdes foram arranjados, muros e imobiliário urbano pintados e recuperados” e “todo o projecto de recuperação urbanística está complementado com um sistema de iluminação, tornando-o visualmente ainda mais impactante durante o período nocturno”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -