26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara de Setúbal reforça homenagens a homens do desporto e do turismo

Câmara de Setúbal reforça homenagens a homens do desporto e do turismo

João Carlos Pires de Deus, Carlos Velez e José Fernando integram a lista de Medalhas de Honra a atribuir em 2020, que já contava com 107 homenageados entre personalidades, associações e instituições

 

- PUB -

 

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou em reunião pública a atribuição de mais três Medalhas de Honra da Cidade a personalidades ligadas ao desporto e turismo, elevando assim para 110 o número de distinções honoríficas em 2020. A homenagem ao treinador João Carlos Pires de Deus foi aprovada por maioria e no caso dos desportistas Carlos Velez e José Fernando foram aprovadas por unanimidade.

João Carlos Pires de Deus tem uma carreira ligada ao desporto, com formação na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e formação de Treinador pela UEFA (União das Associações Europeias de Futebol).

- PUB -

Enquanto treinador passou pelo Vitória FC, Pelezinhos, Gil Vicente e Sporting Clube de Portugal, tendo também desempenhado funções de treinador em Cabo Verde e em clubes do Médio Oriente. No Brasil esteve ao serviço do Flamengo. Venceu a Taça de Portugal, foi campeão em Angola e recentemente no Brasil.

Carlos Velez desenvolveu uma carreira internacional ligado ao motociclismo e kart nas décadas de 1950 e 1960.  Tendo também representado Setúbal na prática das modalidades vela, remo e voleibol, embora tenha sido nos desportos motorizados que mais se destacou.

Entre 1955 e 1972 participou em 46 provas de motociclismo e 68 de kart, 9 das quais em Angola. Sendo conhecido nessa prática como ‘o Vela’, representou o Kart Clube de Setúbal e foi duas vezes campeão nacional.

- PUB -

No motociclismo destacou-se pelo Sport Lisboa e Benfica, consagrando-se na Volta a Portugal em Motociclismo em 1950 e 1960.

Na classe Turismo a Medalha de Honra da Cidade é atribuída a José Fernando, com uma carreira ligada também ao desporto, sendo a sua formação base em Educação Física.

Em 1998 foi destacado para o município de Setúbal com o objectivo de realizar assessoria técnica na construção e gestão da Piscina Municipal de Azeitão e das Manteigadas. E mais tarde, já a desempenhar funções na Divisão do Desporto, também realizou assessoria na construção da Pista de Atletismo e Parque Urbano de Albarquel.

Em 2009, José Fernando aceitou o desafio de estruturar o turismo em Setúbal começando pela abertura da Casa da Baía e desempenho de funções como coordenador do Gabinete de Turismo. Um caminho durante o qual estabeleceu diversas parcerias que permitiram evidenciar Setúbal enquanto destino turístico.

Desde 2018 exerce funções como director-geral da Associação da Baía de Setúbal e desde 2019 é membro da direcção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -