18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSemana do Carapau está acabar e a da Ostra está ai à...

Semana do Carapau está acabar e a da Ostra está ai à porta

Duas iniciativas pensadas pela Câmara de Setúbal para alavancar a restauração local e chamar o turismo à mesa

 

- PUB -

A Semana do Carapau, promovida pela Câmara de Setúbal, está a decorrer até ao próximo domingo e envolve mais de quarenta restaurantes do concelho. Trata-se de uma iniciativa para promover a gastronomia local, assim como o turismo.

O evento, que conta com o apoio da Docapesca, tem agendado para o último dia 30 de Agosto, às 18h00, na Casa da Baía, uma degustação comentada conduzida pela chef Patrícia Borges, especialista em pescado e docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.

A actividade é de participação gratuita, mediante inscrição prévia, até quinta-feira, a qual deve ser feita pelo endereço eletrónico [email protected].

- PUB -

Ostras vêm já a seguir

Terminada a Semana do Carapau, são as ostras que vão estar nas ementas de cerca de 30 restaurantes do concelho de Setúbal, entre 4 e 13 de Setembro, sendo este mais um evento enquadrado na estratégia de promoção gastronómica e turística desenvolvida pela Câmara Municipal.

Assim, e durante dez dias, os restaurantes aderentes à iniciativa, vão apresentar várias receitas, umas tradicionais, outras inovadoras, todas elas produzidas com ostras do Sado.

- PUB -

Organizado pela autarquia e pela Exporsado, com o apoio da Docapesca e da Makro, a Sema da Ostra inclui no último dia, às 18h00, no Mercado do Livramento, uma degustação comentada conduzida pelo produtor de ostras Exporsado.

Mais uma vez a actividade é de participação gratuita, mediante inscrição prévia, até 10 de Setembro, a qual deve ser feita pelo endereço eletrónico [email protected].

A Semana da Ostra integra um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pela autarquia no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe com “o objectivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência”, refere em comunicado.

A lista dos espaços de restauração aderentes inclui 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega dos Garrafões, Calha Bem, Copa d’Ouro, Ferribote, Flórida, Martroia, Novo Capote, O Batareo, O Tavira e Oficina do Peixe.

Ostradamus, Ostras sobre Rodas, Peixe no Largo, Pérola da Mourisca, Pestisqueira o Manuel, Sab’Amar, Sem Horas, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Taberna do Largo, Tasca do Xico da Cana e Tasca Kefish completam a lista de restaurantes participantes.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -