5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioDossiêEspecial 165 AnosUnião e Progresso celebrou 107 anos dedicada a novo projecto musical

União e Progresso celebrou 107 anos dedicada a novo projecto musical

Além da actividade musical renovada através da Solidó Big Band, futsal e ginástica também são apostas da colectividade

 

- PUB -

O Grupo Musical e Desportivo União e Progresso fundado a 1 de Maio de 1913 na freguesia de S. Simão, Vendas de Azeitão, foi inicialmente reconhecido como Banda Solidó, que se traduzia num agrupamento musical composto por músicos de colectividades locais. E assim permaneceu durante os primeiros 20 anos de existência, apenas dedicado à actividade musical.

Hoje, a actividade musical da União e Progresso está associada à formação do agrupamento musical SOLIDÓ BIG BAND, em 2017. Uma homenagem à sua designação inicial e actividade musical que originou a fundação.

- PUB -

Mas, nas actividades praticadas por mais de 220 sócios também se destaca o Ballet Clássico, Karaté, Futsal, Ténis de Mesa, Andebol, BTT, Oficina Musical, Danças de Salão, Ginástica, Hip-Hop e Step.

Esta missão educativa, humana e social, pela qual a colectividade é reconhecida, também se deve à participação em festas populares e desfiles de Carnaval e Marchas Populares, organização de colóquios, exposições e torneios desportivos.

 

- PUB -

Portas abertas em nome da música e desporto

 

Em 1934, sócios fundadores da União e Progresso reorganizam dinamizaram as colectividade, surgindo então, oficialmente, o Grupo Musical e Desportivo União e Progresso. Uma afirmação que apenas foi possível com aos esforços de Serafim dos Santos, Virgílio Pereira, Carlos José da Costa, Alexandre Cardoso, Custódio Pato e João Patrício.

A partir da década de 30, a colectividade começou a investir em actividades recreativas, culturais, desportivas e sociais, com o objectivo de manter maior proximidade à comunidade. Em Agosto de 1999 conquistou o Estatuto de Utilidade Pública. E nas décadas seguintes a União e Progresso viria a alcançar o reconhecimento público que permitiu, apesar das dificuldades, manter portas abertas.

Pavilhão do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso

Em 2001 recebeu a medalha de ouro da cidade de Setúbal; em 2004 apadrinhou as actividades da Escola Primária de Vendas de Azeitão e em 2007 inclui nas suas actividades desportivas a modalidade de Futsal, com a criação das Escolinhas coordenadas pelo professor Artur Repolho.

Com esta modalidade, em 2012 a União e Progresso estreou-se em competições do escalão de Infantis, organizado pela Associação de Futebol de Setúbal.

 

B.I.
Nome: Grupo Musical e Desportivo União e Progresso
Localidade: Vendas de Azeitão
Data de fundação: 1 de Maio de 1913, 107 anos
Principais actividades: Música, dança, ginástica, futsal
Actual presidente: Magda Oliveira

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -