21 Junho 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Dossiê Especial 165 Anos Sociedade familiarmente conhecida como Perpétua tem mais de 130 anos de existência

Sociedade familiarmente conhecida como Perpétua tem mais de 130 anos de existência

Foram as desavenças que levaram à criação, mas é a união e o espírito de equipa que a mantém em funcionamento

 

- PUB -

A Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense (SFPA) foi fundada a 23 de Abril de 1882, mas o início da sua história data a 1856. Nesse ano foi criada a primeira banda filarmónica em Azeitão com a designação de “Sociedade Filarmónica Ordem e Progresso”, que fez a sua apresentação no dia 1 de Agosto de 1856, data comemorativa de São Lourenço, padroeiro da terra. Dirigida por José Cipriano Arronches, a banda tinha 32 elementos, das duas freguesias, S. Lourenço e S. Simão. Desavenças ocorridas entre os músicos das duas freguesias do concelho de Azeitão, nas festas de S. Gonçalo, levaram ao fim desta e à criação de uma sociedade em cada freguesia.

Não sendo possível a reconciliação entre os músicos das duas freguesias, resolveu-se formar uma banda filarmónica em Azeitão, em 1881, constituída por elementos da Freguesia de S. Lourenço. Assim nasceu a nova banda “Sociedade Filarmónica de Vila Nogueira de Azeitão” que teve a primeira actuação a 25 de Abril de 1882, pelas ruas de Azeitão.

A sua fundação ocorreu no dia 23 de Abril de 1882, mas só se tornou necessária a submissão dos estatutos a 18 de Junho de 1901, levando a que o seu registo no Governo Civil só tenha acontecido a 19 de Setembro de 1901. Foi então nesse registo que ficou com o nome de “Sociedade Perpétua Azeitonense”.

- PUB -

Possui a sua sede própria desde 23 de Abril de 1977 e lá funciona desde então, tendo uma vastidão de actividades e artes que atraem todos os públicos, desde os mais velhos até aos mais novos. Com a chegada das novas tecnologias, esta colectividade procura chamar a atenção dos mais jovens, mostrando-lhes aquilo que é a cultura e oferecendo soluções para eles ocuparem os tempos livres. A SFPA. tem um vasto conjunto de actividades à disposição de toda a população, desde a banda de música ao teatro, passando pela orquestra ligeira, escola de iniciação musical, grupo coral, ballet e marchas populares. Para além destas actividades a Perpétua, dispõe ainda de um auditório com capacidade para 450 lugares.

A SFPA vive sobretudo das receitas das quotizações dos seus mais de 1700 sócios, das suas actividades e de angariação de fundos.

Em entrevista a O SETUBALENSE, a presidente Graça Pereira confessou o seu orgulho, em fazer parte desta sociedade. O trabalho em equipa é essencial, e por isso mesmo não se sente presidente, mas igual a todos. Graça Pereira e a sua equipa têm como objectivo principal manter a sociedade como um local onde as pessoas se possam sentir bem, um onde se possa conversar e relaxar. A pandemia do novo coronavírus tornou o funcionamento impossível e levou ao adiamento de todos os eventos programados, mas não colocou em risco a sociedade a nível financeiro.

- PUB -

Ao longo de todos estes anos a Perpétua tem feito concertos por todo o país e estrangeiro, contribuindo para o desenvolvimento cultural das populações. Durante toda a sua existência, a banda foi dirigida por vários maestros que todos contribuíram para o seu aperfeiçoamento e bom nível. É formada por cerca de 60 elementos, na sua maioria amadores, possuindo um reportório extremamente variado, utilizando compositores do período Barroco, Clássico, Moderno e Contemporâneo, sempre com um bom nível de qualidade.

B.I
Nome: Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense
Também conhecido por: Perpétua
Localidade: Azeitão
Data de Fundação: 23 de abril de 1882
Principais atividades: Banda de música, teatro, grupo coral, ballet e marchas populares.
Actual presidente: Graça Pereira

- PUB -

Mais populares

Moradores de cooperativas em Azeitão preocupados com leilão das suas casas

Os moradores da Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bairro dos Trabalhadores, em Azeitão, foram recentemente surpreendidos com a informação de que as suas...

PSP chamada à Escola Básica de Aranguez por furto de dinheiro [actualização]

“Centenas de alunos” tiveram de aguardar “à porta do estabelecimento de ensino” até à chegada da força de segurança   A Polícia de Segurança Pública (PSP)...

Burger King abre este Verão na Quinta Fonte da Prata

Novo espaço vai criar 20 postos de trabalho e terá Drive In disponível   O novo restaurante da cadeia norte-americana Burger King, cuja estrutura encontra-se em...
- PUB -