29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal é exemplo a seguir na redução de riscos perante desastres naturais...

Setúbal é exemplo a seguir na redução de riscos perante desastres naturais e combate à pandemia

As práticas inovadoras aplicadas no município são consideradas um modelo a seguir, destaca a “Geosciences”

 

- PUB -

 

As estratégias adoptadas pelo município de Setúbal sobre redução de riscos de desastres e as medidas de ataque e contenção da pandemia Covid-19 foram destacadas pela revista internacional “Geosciences”, uma publicação de referência na área da geociência.

A referência ao município surge no artigo científico intitulado “Construção de Cidades Resilientes: o caso de estudo de Setúbal – Portugal”. Texto que analisa a estratégia seguida no concelho para a redução de riscos de desastres naturais e as boas práticas de segurança em prol do quotidiano da população.

- PUB -

O mesmo conclui que Setúbal é um exemplo por ter “implementado uma variedade de medidas práticas e inovadoras que poderiam ser utilizadas como modelo” para serem aplicadas noutros municípios portugueses e também em áreas urbanas de outros países.
Setúbal foi escolhida como caso de estudo devido à localização geográfica, com praias, falésias instáveis e uma área urbana caracterizada, na sua maioria, por prédios antigos e estrutura industrial.

Explica a autarquia, em comunicado, que a análise publicada na “Geosciences”, centra-se nos “quatro principais desastres naturais mais propícios de afectar a região, concretamente deslizamentos de terras, inundações, terramotos e risco de tsunami”. É neste contexto que são apontada, entre outras, “as práticas implementadas no território que envolvem a instalação de equipamentos, como sinais de emergência e painéis electrónicos de divulgação de informação em tempo real”.

Sob responsabilidade técnica do Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal e científica de investigadores do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e do Comité de Dados do Conselho Internacional de Ciência alemão, o artigo avalia ainda a estratégia do município perante a Covid-19.
Perante o controlo da propagação da Covid-19, este texto científico refere que as práticas adoptadas e a experiência local “foram eficazes para mitigar o impacte do vírus” na população.

- PUB -

A “Geosciences” é uma revista internacional interdisciplinar de acesso aberto, especializada em geociência e ciência planetária e publicada online, mensalmente, pela MDPI, editora académica de acesso livre sediada em Basileia, Suíça.

O artigo “Construção de Cidades Resilientes: o caso de estudo de Setúbal – Portugal”, pode ser consultado em https://www.mdpi.com/2076-3263/10/6/243/htm

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -