29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal reabre pré-escolar com desinfecção especializada e formação de profissionais

Setúbal reabre pré-escolar com desinfecção especializada e formação de profissionais

Desinfecção de salas do pré-escolar e formação de profissionais está a ser garantida pela Câmara e militares

 

- PUB -

As salas do ensino pré-escolar público reabrem a 1 de Junho e a Câmara Municipal de Setúbal já está a colocar no terreno um conjunto de acções para o regresso das crianças em segurança, naquela que é mais uma das fases do plano gradual de desconfinamento delineado pelo Governo.

A reabertura deste nível de ensino inclui a “limpeza, desinfecção e higienização de todos os estabelecimentos de ensino público pré-escolar”. As acções abrangem tanto espaços exteriores como interiores. E no caso dos espaços interiores, “é utilizado um processo de ozonização, que não liberta substâncias nocivas para a saúde”, esclarece a autarquia.


A Câmara de Setúbal está também a desenvolver reuniões com as direcções de todos os agrupamentos de escolas e assistentes operacionais. Estes profissionais estão ainda a receber formação pela Marinha Portuguesa, “sobre procedimentos relacionados com a desinfecção para protecção contra a Covid-19”, assim como vão receber Equipamentos de Protecção Individual e fardamento.

- PUB -

2500 assistentes operacionais na península testados

Entretanto, em declarações a O SETUBALENSE, fonte da Área Metropolitana de Lisboa (AML) confirmou que no início de Maio foram realizados testes a 2 500 profissionais de 215 creches da península de Setúbal, entre os quais se confirmaram apenas 7 casos positivos”.

Esta avaliação permitiu que, no dia 18 de Maio, o Governo desse início à abertura de creches particulares. Só na península de Setúbal foram 150 as valências que voltaram a receber crianças, “e que correspondem a 70% de toda a oferta desta região”.

- PUB -

Medidas que têm como objectivo avaliar e proteger profissionais e utentes de serviços com risco elevado de contágio, e que têm sido colocadas em prática através de um protocolo entre a AML e os seus 18 municípios. Estão ainda envolvidas entidades locais como Agrupamentos de Centros de Saúde, Protecção Civil e Segurança Social.

Ao abrigo deste protocolo, na península de Setúbal também já foram testados cerca 5 300 profissionais de lares legalizados e não legalizados, referiu a mesma fonte. Destes, apenas 5 casos deram positivo, correspondendo a 0,1% do total de profissionais de lares da península.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -