25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCovid-19: Federação dos Bombeiros de Setúbal denuncia falta de equipamento de protecção

Covid-19: Federação dos Bombeiros de Setúbal denuncia falta de equipamento de protecção

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal criticou hoje o Governo por “não ter assegurado” a entrega de Equipamentos de Protecção Individual (EPI) às corporações da região para o transporte de doentes com Covid-19.

- PUB -

“O que o Governo tem distribuído em matéria de equipamentos de protecção individual tem sido insuficiente, porque continuamos a responder não só às solicitações de Covid-19 como também ao socorro à população com a aquisição de equipamento por parte das associações”, explicou à agência Lusa o presidente da federação dos bombeiros de Setúbal, João Ludovico.

O responsável da federação, que representa 24 corporações de bombeiros em todo o distrito de Setúbal, oito delas nos cinco concelhos do litoral alentejano, alertou que as associações estão “a entrar em rutura devido à situação financeira em que se encontram e ao valor dos equipamentos” de proteção individual.

- PUB -

“A federação investiu e entregou ‘kits’ de equipamento às associações de bombeiros e já estamos a fazer uma segunda ronda e a contar com o apoio de algumas empresas do distrito que acederam ao pedido de apoio”, disse.

As corporações, sublinhou, “ainda vão correspondendo às expectativas”, no entanto a “situação financeira que vão começar a sentir” devido à quebra de receitas no transporte de doentes não urgentes, “que está praticamente parado”, pode pôr em causa o socorro e o transporte de doentes com suspeita ou casos positivos de Covid-19.

“Vamos deixar de ter capacidade financeira para corresponder aquilo que é necessário”, advertiu João Ludovico.

- PUB -

A falta de informação aos bombeiros relativamente aos doentes suspeitos ou infetados com Covid-19 é, segundo o mesmo responsável, outra das preocupações da federação distrital.

“Não temos conhecimento de casos suspeitos e de casos positivos nas áreas de intervenção dos corpos de bombeiros, que andam às cegas com os casos que surgem, porque quando os bombeiros saem para um serviço, o INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica], por vezes, não consegue informar se é ou não suspeito de Covid-19”, exemplificou.

O presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Setúbal alertou ainda para as informações “completamente erradas” que estão a ser transmitidas pela linha SNS24 para que as pessoas “contactem diretamente os bombeiros a pedir o transporte”.

“Isto é uma forma completamente errada e não aceitamos essa situação, porque as pessoas devem ligar para o SNS24 e para o INEM e daí desencadear o transporte das pessoas totalmente controlado”, acrescentou.

A federação defende que o Governo deve criar “medidas concretas de apoio às associações humanitárias” de bombeiros e “reforçar urgentemente a distribuição dos EPI”.

“Se não for o Governo a colocar equipamentos para podermos corresponder a esta situação, possivelmente poderemos ter de tomar outro tipo de medidas. Se não tivermos capacidade e equipamentos para proteger os nossos profissionais é impossível prestar socorro à população”, alertou.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -