25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal mostra sinais de cansaço do isolamento em véspera de maior controlo

Setúbal mostra sinais de cansaço do isolamento em véspera de maior controlo

Esta quarta-feira circulavam mais pessoas e carros, incluindo crianças

 

- PUB -

Um dia depois do discurso optimista do Presidente da República, as ruas da cidade sadina estiveram esta quarta-feira mais concorridas. Com duas semanas de confinamento, o cansaço da quarentena sem fim à vista começa a fazer efeito.

O repórter d’O SETUBALENSE constatou, a meio do dia, uma cidade com mais vida a pulsar nas ruas. Mais gente à entrada dos bancos, farmácias, pequeno e grande comércio. Foi notório também maior número de carros a circular. Neste olhar pela cidade, notámos ainda uma maior azáfama nos transportes públicos, que registaram maior afluência. Alguns autocarros circulavam com a lotação, que é permitida nesta altura, esgotada.

O SETUBALENSE constatou movimentação pedonal, com pessoas em pequenos grupos e crianças a brincar. Vimos também alguns ajuntamentos em bancos de jardim, muito jogging e treinos de BTT.

- PUB -

Nas últimas duas semanas, desde que foi decretado o estado de emergência, Setúbal tem tido momentos de parecer uma cidade fantasma, mas, ontem, foi notória a diferença.
Setúbal tem dado o exemplo. Os cidadãos, na sua grande maioria, anteciparam e adequaram os seus comportamentos cívicos antes das ordens superiores, até porque o município foi dos primeiros a declarar o estado de alerta.

Esta quarta-feira terá sido um dia atípico dentro desta nova realidade imposta pela pandemia.

GNR e PSP na rua a partir da meia-noite sobretudo à entrada das cidades

Com a operação conjunta “Páscoa em Casa”, que arranca às 00.00 desta quinta-feira e decorre até às 24:00 de 13 de Abril, vai ser mais difícil circular, sobretudo entre concelhos.

- PUB -

Cerca de 35 mil militares da GNR e agentes da PSP que têm estado a vigiar o cumprimento das normas do estado de emergência vão concentrar-se nas principais vias rodoviárias de acesso ao norte e ao sul do país, bem como terminais de transportes e entradas das principais cidades, acompanhando idosos e vítimas de violência doméstica.

Novas restrições de circulação impostas na renovação do estado de emergência estipulam que entre 09 e 13 de Abril as deslocações não poderão fazer-se para fora do concelho de residência, salvo situações autorizadas.

Por Luís Pestana

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -