23 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalUtente da Casa dos Professores acusa Covid-19 e lar entra em isolamento

Utente da Casa dos Professores acusa Covid-19 e lar entra em isolamento

Médica e três enfermeiras estão em quarentena por terem tido contacto com o idoso infectado

 

- PUB -

Um utente com 96 anos do lar de acolhimento Casa dos Professores, nas Manteigadas, acusou positivo ao teste do Covid-19 e, desde ontem, o lar com 62 utentes encontra-se em isolamento. Cinco funcionárias, uma médica e três enfermeiras do Hospital de São Bernardo que trabalhavam no lar encontram-se em isolamento preventivo, por terem tido contacto com o utente. Até ao momento, ninguém demonstrou sintomas.

Ao que foi possível apurar, a medida de isolamento não se aplica aos funcionários que continuam a entrar e a sair da casa de acolhimento, com a obrigação de cumprirem medidas apertadas de higiene, tanto dentro como fora da instituição. Ontem, o staff, composto essencialmente por mulheres, recebeu a indicação pela Autoridade de Saúde Local para sempre que chegarem a casa, lavarem a roupa que utilizaram, tomarem banho imediato e não dormirem com os respectivos companheiros. Dentro da casa de acolhimento, é obrigatória a utilização de luvas e máscaras. Houve também a indicação para que assim que alguém do staff demonstrar sintomas, entrar num período de quarentena e informar o centro de saúde para que seja realizado teste de despiste.

O idoso foi hospitalizado na sexta-feira no Hospital de São Bernardo e esta segunda-feira o lar foi informado do resultado do teste, realizado no fim da tarde de domingo.

- PUB -

De acordo com fonte ligada ao lar, o utente com familiares no norte do país permanecia num quarto sozinho e desde o início da semana que exibia sintomas. A mesmo fonte avança que o quarto do idoso foi encerrado.

A primeira informação sobre o diagnóstico positivo ao utente chegou ao lar na manhã de domingo, porém, essa informação não foi confirmada pela autoridade de saúde, uma vez que ainda não tinha sido feito o teste. Este terá sido realizado na noite de domingo e os resultados comunicados na manhã de ontem. Durante a tarde de domingo, a directora técnica esteve reunida no lar de acolhimento e os funcionários temiam ter de ficar em isolamento no espaço até serem realizados os testes. Acabaram por receber indicação de que podiam sair.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -