29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAutarquias do distrito musculam combate ao Covid-19

Autarquias do distrito musculam combate ao Covid-19

Municípios respondem às recomendações da Direção-Geral da Saúde e avançam com medidas para travar primeiro surto do século

 

- PUB -

São várias as câmaras do distrito de Setúbal que cancelaram eventos marcados para este mês de Março e princípios de Abril, devido ao surto do Covid-19, que, aliás, foi declarado ontem pela Organização Mundial de Saúde como pandemia.

Boa parte das autarquias estão assim a pôr em marcha planos de contingência para acautelar o contágio por esta estirpe de coronavírus, e as que ainda não o anunciaram estão a alertar a população, através das suas plataformas online, para os cuidados a ter para prevenir a doença.

No caso da Câmara de Setúbal, foi anunciado ontem que vai suspender as actividades previstas para os equipamentos municipais de utilização pública, com o objectivo de prevenir a propagação do novo coronavírus.

- PUB -

Fonte do gabinete da presidência do município afirma que, não obstante não serem conhecidos quaisquer casos de contaminação com este vírus no concelho, a autarquia decidiu suspender as actividades previstas paras as salas de espectáculos do Fórum Municipal Luísa Todi e Auditório Charlot, bem como nos museus e equipamentos desportivos, incluindo pavilhões e piscinas, até ao dia 25 de Março.

A decisão do município vem na sequência do plano de contingência que elaborou para o concelho, de acordo com as recomendações globais da Direcção-Geral da Saúde.
O mesmo fez a Câmara de Almada através do seu plano municipal de contingência, que também ontem, adoptou medidas temporárias e preventivas com vista a reduzir os riscos de exposição e eventual contágio do Covid-19.

Assim, foi decidido encerrar ao público as bibliotecas municipais e Arquivo Histórico, incluindo o cancelamento das actividades externas programadas nas salas polivalentes. Pelo menos até 5 de Abril vão estar também de portas encerradas os museus do concelho, o Fórum Municipal Romeu Correia, Oficina de Cultura e Galeria Municipal de Arte, as casas municipais da juventude e as piscinas municipais. A funcionar ficam apenas a Casa da Cerca, o Solar dos Zagallos e o Convento dos Capuchos.

- PUB -

Entretanto, ficam suspensas várias actividades promovidas pela autarquia, assim como eventos desportivos sendo que, os que forem de carácter competitivo, vão decorrer à porta fechada, caso dos previstos para o Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada.

O plano de contingência está também a funcionar no município do Montijo, que para além de regras para os funcionários está atenta aos eventos a decorrerem no seu território, assim como Alcochete que decidiu suspender os acontecimentos programados para este mês, assim como encerrar a piscina Municipal.

No mesmo ângulo de prevenção a Câmara da Moita, para além, de várias medidas de limpeza, decidiu levar as medidas de prevenção até ao último dia deste mês com o cancelamento de todas as actividades, nomeadamente os projectos educativos municipais dirigidas às escolas e ao público em geral.

O Barreiro é outro dos municípios que já anunciou cancelar iniciativas, uma delas a “15ena da Juventude”, prevista para se realizar desta sexta-feira até 4 de Abril. Fica também cancelada a inauguração das novas instalações do Gabinete de Apoio à Família e Criança (GAFC), que se encontrava agendada para 14 de Março.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -