19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalVencedor da 1.ª edição do Concurso de Poesia Calafate recebe prémio este...

Vencedor da 1.ª edição do Concurso de Poesia Calafate recebe prémio este sábado

O segundo centenário do nascimento do poeta popular António Maria Eusébio está a ser assinalado com diversas iniciativas

 

- PUB -

O vencedor da I Edição do Concurso de Poesia em homenagem ao cantador “O Calafate”, já é conhecido e vai receber o prémio no sábado, às 16h00, na Galeria do Quartel do 11, na cidade de Setúbal.

Esta edição foi organizada pela UNISETI em parceria com a Câmara de Setúbal, e promove, com carácter bianual, o Concurso de Poesia Popular António Maria Eusébio “O Calafate”, tendo em vista contribuir para a divulgação do grande poeta popular nascido em Setúbal em 1819, e estimular a produção literária dos poetas contemporâneos.

O concurso foi aberto a todos os poetas, de qualquer nacionalidade, que apresentassem produções inéditas, escritas em português, subordinadas obrigatoriamente a motes da autoria de “O Calafate”. Os trabalhos tinham como data limite de entrega o dia 14 de Junho de 2019.

- PUB -

Entretanto, para amanhã, às 14h30, está marcada uma romagem ao Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, para depositar flores na campa de António Maria Eusébio.

A 30 de Novembro A Casa do Corpo Santo, Museu Barroco, é lançado o livro sobre vida e obra de “O Calafate”, numa organização do Centro de Estudos Bocageanos.

No domingo, 15 de Dezembro, às 14h30, haverá uma romagem à casa onde nasceu o poeta popular, na Rua António Maria Eusébio, antiga Rua dos Marmelinhos, no Bairro do Troino.

- PUB -

A seguir será descerrada uma placa comemorativa do 2.º centenário do nascimento do poeta, numa organização do Rotary Club de Setúbal e Lasa – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, com o apoio da Câmara de Setúbal.

No mesmo dia, às 16h00, na Casa da Cultura é a apresentação pública da edição fac-similada da publicação que assinalou a inauguração do monumento a António Maria Eusébio.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -