23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEspecialistas procuram respostas para questões sociais na saúde

Especialistas procuram respostas para questões sociais na saúde

Organizado pela Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, vários especialistas na área da saúde e relação social estiveram em debate. A presidente da Câmara foi uma das personalidades presentes e ergueu armas pelo combate aos estigmas ligados à doença

 

- PUB -

“Doenças, Doentes, Sociedade e Estigmatização” foi tema de debate que reuniu especialistas e personalidades na matéria na Sala de Sessões do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS). A iniciativa partiu da Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo e teve apoio da unidade hospitalar de Setúbal.

O debate que decorreu na passada semana contou com a presença do presidente do Conselho de Administração do CHS, Manuel Roque, da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira e do presidente da Liga, Cândido Teixeira.

O desejo para que os participantes na iniciativa encontrem “novos caminhos e novas respostas aos constantes desafios que a saúde dos nossos utentes nos coloca no dia-a-dia”.

- PUB -

Por sua vez Maria das Dores Meira começou lamentou que apesar de “vivermos num tempo em que o risco de transmissão da maioria das doenças é nulo, continuamos a assistir a fenómenos negativos na forma como as pessoas com algumas condições de saúde são tratadas o que continua a reflectir esta estigmatização”.

Considera a autarca que “o combate aos estigmas ligados à doença fez já um longo caminho na direcção correcta” embora “ainda falte outro tanto para caminhar”. Na sua opinião, “o que importa é destruir as bases de preconceitos que alimentam estes estigmas” e, nesse sentido, “este debate será certamente mais um contributo para essa desconstrução”, inferiu.

A Contextualização Histórico Filosófica abriu a sessão, onde foram posteriormente abordados dois exemplos de Estigmatização: a Doença Infecciosa e a Contagiosa.

- PUB -

Ao longo do dia debateram-se ainda a Estigmatização da Saúde numa perspectiva Sociológica e também na primeira pessoa através da visão de um cidadão.

A terminar falou-se sobre a ética do relacionamento humano na doença. Coube ao Diretor Clínico do Conselho de Administração do CHS, Nuno Fachada, e ao Diretor do Serviço de Infecciologia do Centro Hospitalar de Setúbal, José Poças encerrarem os trabalhos.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -