24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalConferência internacional coloca soluções energéticas do futuro em debate

Conferência internacional coloca soluções energéticas do futuro em debate

Gestão estratégica de recursos, soluções energéticas e recuperação ambiental são apresentadas pela Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e AMSEIXAL

 

- PUB -

 

O Instituo Politécnico de Setúbal (IPS) realiza a 17 de Setembro a 1ª Conferência Internacional de Setúbal sobre a Energia e Sustentabilidade, cujas inscrições estão a decorrer de forma gratuita.

Um evento organizado através do seu Centro de Investigação em Energia e Ambiente (CINEA – IPS), em parceria com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA).

- PUB -

A abertura do evento, pelas 9h30, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), conta com a participação de Pedro Dominguinhos presidente do IPS e decorrerá entre os auditórios 1 e 2, sendo considerado “um ponto de encontro privilegiado entre todos os profissionais e entidades com interesse e trabalho no sector, das agências de energia aos municípios e suas associações, passando pela indústria, empresas, organismos europeus, instituições de ensino superior e associações ambientais”.

Na primeira edição desta conferência internacional os participantes são desafiados a uma reflexão sobre novas soluções e tecnologias de produção de energia e seu armazenamento, com o objectivo de optimizar recursos e desenvolver “um tecido industrial e empresarial com elevado potencial de competitividade e inovação”, segundo apresenta o IPS em comunicado.

O espaço de discussão sobre Energia e Sustentabilidade trará também a Setúbal investigadores de vários países europeus envolvidos em projectos sobretudo relacionados com a energia geotérmica.

- PUB -

 

Programa internacional

 

Após a sessão de abertura segue-se a apresentação de vários projectos nacionais de Investigação e Desenvolvimento, do CINEA – Centro de Investigação em Energia e Ambiente do IPS. Entre os quais o OSTRAQUAL, um projecto que visa desenvolver a qualidade da aquicultura de ostras na região do Sado e Mira, tendo como parceiro o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Durante a manhã do dia 17 também a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida apresenta os projectos “eSmartcity” e “Por um Turismo Sustentável”.

Já a AMSEIXAL leva a apresentação o projecto “Ecossistema Vivo de Tecnologias e Cidadania para a Descarbonização da Baía do Seixal”, com vista à recuperação do Tejo e seus ecossistemas naquela área.

A tarde abre com a apresentação do projecto GEORISK dedicado à definição de recursos em risco na Europa e em países de terceiro mundo. Um projecto desenvolvido pelo CRES, centro nacional de coordenação da Grécia em energia renovável e tecnologias de economia de energia.

Também do CRES vem o projecto GEMEX, com uma estratégia para melhorar o desenvolvimento de energia geotérmica.

O ciclo de apresentações encerra pelas 16h50 com a apresentação de um projecto dedicado a “Sistemas de armazenamento de energia térmica para edifícios domésticos e públicos”, da PCMP, empresa dedicadas a componentes de automação.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -