1 Julho 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalUnião das Freguesias investe 43 mil euros para acabar com ervas daninhas

União das Freguesias investe 43 mil euros para acabar com ervas daninhas

A União de Freguesias de Setúbal vai colocar na rua uma equipa para atacar as ervas que crescem no espaço urbano. A intervenção está marcada para Setembro e faz uso de duas máquinas acabadinhas de adquirir

 

- PUB -

A União das Freguesias de Setúbal (UFS) investiu perto de 43 mil euros para o controlo do crescimento de ervas nos espaços públicos, e assim garantir a higiene e limpeza urbana do território.
Refere o executivo da União de Freguesias que desde 2017 deixou de usar herbicidas químicos, nomeadamente o glifosato, para a eliminação de pragas e plantas invasoras.

“A Junta de Freguesia procurou soluções amigas do ambiente. Apesar de contribuírem para a melhoria da saúde pública, assistiu-se ao acentuado crescimento de ervas, tendo exigido a utilização de mais recursos humanos e materiais para o seu controlo”, refere o executivo.

Com esta situação “não prevista”, a Junta teve de “dedicar 12 trabalhadores apenas para a deservagem, com acções mensais que exigiram horas extraordinárias e mais equipamentos próprios para o desenvolvimento deste trabalho”.

- PUB -

Considera a USF que este é o método “mais eficaz, biológico e amigo do ambiente” para acabar com as ervas daninhas, para além de ser aquele que “prolonga” a limpeza por períodos mais longos, entre seis a oito meses, “sendo assim de esperar que se realizem duas acções por ano”.

O produto de carácter biológico usado “não tem qualquer tipo de contraindicações para seres humanos e animais, é de aplicação natural e actua na raiz das ervas, impedindo o seu crescimento nos espaços públicos. Para que seja aplicado, as ruas deverão estar devidamente limpas de ervas e lavadas”.
Refere a Junta de Freguesia que “criou uma equipa para aplicação do produto e adquiriu uma viatura necessária para o transporte e aplicação do mesmo, no valor de 16 mil euros”.

Está previsto que a equipe comece esta acção de limpeza em Setembro, munida com duas máquinas, “uma para corte de mato, no valor de 4 200 euros, e outra para limpeza de ervas em passeios, no valor de 2 700 euros”. O produto biológico a ser aplicado representa “um investimento de 6 mil euros”.
Para o desenvolvimento destas intervenções, a União das Freguesias de Setúbal fez também o “reforço dos recursos humanos com mais três trabalhadores até ao final do ano, no valor de 14 mil euros. No total, a Junta investiu perto de 43 mil euros para a melhoria da limpeza e higiene urbana”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Carreiras da Carris Metropolitana iniciam novos circuitos a partir desta sexta-feira em Palmela, Setúbal, Alcochete, Moita e Montijo

Álvaro Amaro diz que a operadora vai agora cumprir os percursos que ainda não estão a ser efectuados

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)
- PUB -