23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPartidos sem ordem para meter férias

Partidos sem ordem para meter férias

Na última sexta-feira, foram vários os partidos que entregaram as listas de candidatos à Assembleia da República pelo círculo de Setúbal no Palácio da Justiça. Mas a correria registou-se ao longo de todo o mês

Com as eleições legislativas a baterem à porta, agendadas que estão para 6 de Outubro próximo, a actividade político-partidária no distrito de Setúbal ao longo deste mês de Agosto não teve ordem de meter férias. Pelo menos da forma como é habitual. A ultimação e entrega das listas de candidatos à Assembleia da República – além de acções de campanha – são disso mesmo exemplo.
Na última sexta-feira, 23, foram vários os partidos que procederam à entrega das respectivas listas de candidatos ao parlamento pelo círculo eleitoral de Setúbal. Além do partido Livre, CDS-PP e Bloco de Esquerda fizeram-no pela manhã e até se cruzaram no Palácio da Justiça, aproveitando inclusive para assinalar a ocasião com uma fotografia para a posteridade, apurou O SETUBALENSE. O PSD cumpriu o processo durante a parte da tarde.

- PUB -

PSD com Carvalho e Negrão juntos

Nuno Carvalho, cabeça-de-lista do PSD e vereador na Câmara Municipal de Setúbal, acompanhado pelo número dois da lista e actual líder do grupo parlamentar do partido laranja, Fernando Negrão, e pelo mandatário António Salgueiro, entre outros elementos que integram o elenco candidato pelo distrito, apresentou-se no tribunal de Setúbal, pelas 15h00, onde foi efectuada a entrega da listagem. Até ao quinto lugar da lista social-democrata, os lugares são respectivamente ocupados por Fernanda Velez, Bruno Vasconcelos e Tiago Santos. Recorde-se que em 2015 o PSD, em coligação com o CDS-PP, conseguiu eleger quatro deputados a juntar a mais um dos centristas.

- PUB -

Nuno Magalhães veterano no CDS

Antes, pelas 11h30, a comitiva do CDS-PP já havia entregue a sua lista por Setúbal com Nuno Magalhães, deputado que já anunciou ir abandonar a liderança da bancada parlamentar centrista – função que desempenhou nos dois últimos mandatos –, a figurar pela quarta vez como cabeça-de-lista (2005, 2009 e 20011) pelo distrito sadino. Além de Nuno Magalhães – primeiro nome a ser anunciado como cabeça-de-lista pela região –, os democratas-cristãos candidatam Patrícia Pinto Figueira, presidente da concelhia de Alcochete, Ana Clara Birrento (Setúbal), João Merino (Montijo) e José Coutinho (Almada) nos primeiros cinco lugares da lista, respectivamente. Na deslocação ao Palácio da Justiça, Magalhães teve a companhia de Patrício Pinto Figueira, João Merino, João Moura (membro da Juventude Popular), João Viegas, presidente da distrital, e Vasco Pinto, vereador na Câmara de Alcochete.

- PUB -

Mortágua e Cunha de novo pelo BE

A comitiva do Bloco de Esquerda foi a primeira a apresentar-se no Palácio da Justiça em Setúbal na manhã de sexta-feira. A deputada Joana Mortágua, que tal como em 2015 encabeça a lista dos bloquistas pelo distrito, integrou a delegação do partido que cumpriu o processo de entrega da listagem no tribunal. A exemplo de Joana Mortágua, o BE volta a apresentar como número dois por Setúbal Sandra Cunha (ambas foram eleitas deputadas por este círculo em 2015). Até ao quinto lugar, a lista do Bloco é composta, respectivamente, pelos nomes de Daniel Bernardino, Diana Santos e Francisco Morais (vereador sem pelouros na Câmara Municipal do Seixal).

Livre apresenta dupla do Montijo

O Livre também escolheu a sexta-feira passada para proceder à entrega da lista de candidatos pelo distrito de Setúbal. Ana Raposo Marques (Montijo) encabeça a lista do Livre pelo círculo eleitoral sadino, sendo acompanhada no segundo lugar por Miguel Dias (também do Montijo). Vasco Teixeira da Silva, Luciana Cruz e Luís Pinto Silva preenchem, respectivamente, os restantes lugares que compõem o conjunto dos cinco primeiros nomes.

PS com Catarina Mendes à frente

No dia anterior, na passada quinta-feira, foi a vez do PS. A lista socialista foi entregue pelo mandatário distrital da candidatura João Costa, actual secretário de Estado da Educação. Ana Catarina Mendes, secretária-geral Adjunta do partido e deputada eleita pelo círculo de Setúbal desde 1995, é a cabeça-de-lista. O número dois é Eduardo Cabrita, actual ministro da Administração Interna, e Eurídice Pereira ocupa o terceiro lugar. Os secretários de Estado João Galamba e Ricardo Mourinho Félix completam, respectivamente, as cinco primeiras posições. O PS, recorde-se, elegeu em 2015 sete deputados pelo círculo de Setúbal, sendo a força política mais votada.


PAN com expectativas em Setúbal

O PAN, quinta força mais votada no círculo de Setúbal nas legislativas anteriores (embora não tenha conseguido eleger qualquer deputado), registou a entrega da sua lista de candidatos pelo distrito no passado dia 19. Cristina Rodrigues, 34 anos, advogada e membro da comissão política nacional do PAN, é a cabeça-de-lista do partido por Setúbal. O PAN assume a expectativa de vir a conseguir eleger pelo menos um deputado pelo círculo sadino.

Aliança aposta em Carlos Medeiros

O Aliança, novo partido fundado por Pedro Santana Lopes, apresentou no tribunal de Setúbal a lista de candidatos pelo distrito no passado dia 16. Carlos Medeiros, que até finais do ano passado presidiu ao Conselho Municipal de Genebra, é o cabeça-de-lista. Natural de Lisboa, regressou no início deste ano a Portugal depois de nos últimos anos ter estado a viver na Suíça.

CDU foi primeiro

A CDU foi a primeira força política a entregar a lista de candidatos pelo distrito no tribunal de Setúbal. A entrega foi realizada no passado dia 9 e contou com a presença do cabeça-de-lista Francisco Lopes e Luís Leitão, mandatário distrital, acompanhados por outros candidatos da coligação e por dirigentes do Partido Comunista Português (PCP), Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) e da Intervenção Democrática (ID), além de membros da Juventude Comunista e da Ecolojovem “Os Verdes”.
Composta por 12 mulheres e 11 homens, a lista da CDU apresenta Paula Santos (deputada à Assembleia da República desde 2009), José Luís Ferreira, deputado desde a XI Legislatura, Bruno Dias, deputado à Assembleia da República desde a VIII Legislatura, e Susana Espada nos cinco primeiros lugares. Nas últimas legislativas, a CDU, recorde-se, elegeu quatro deputados pelo círculo de Setúbal.

 

Chega entrega hoje

O Chega agendou para esta segunda-feira a entrega da lista de candidatos pelo círculo eleitoral de Setúbal. O arquitecto Nuno Afonso, residente em Lisboa, encabeça a lista do partido, que é composta ainda nos primeiros cinco lugares por, respectivamente, Pedro Magrinho, Teresa Batista, Rafael Santos e Luis Maurício.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -