27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPartidos sem ordem para meter férias

Partidos sem ordem para meter férias

Na última sexta-feira, foram vários os partidos que entregaram as listas de candidatos à Assembleia da República pelo círculo de Setúbal no Palácio da Justiça. Mas a correria registou-se ao longo de todo o mês

Com as eleições legislativas a baterem à porta, agendadas que estão para 6 de Outubro próximo, a actividade político-partidária no distrito de Setúbal ao longo deste mês de Agosto não teve ordem de meter férias. Pelo menos da forma como é habitual. A ultimação e entrega das listas de candidatos à Assembleia da República – além de acções de campanha – são disso mesmo exemplo.
Na última sexta-feira, 23, foram vários os partidos que procederam à entrega das respectivas listas de candidatos ao parlamento pelo círculo eleitoral de Setúbal. Além do partido Livre, CDS-PP e Bloco de Esquerda fizeram-no pela manhã e até se cruzaram no Palácio da Justiça, aproveitando inclusive para assinalar a ocasião com uma fotografia para a posteridade, apurou O SETUBALENSE. O PSD cumpriu o processo durante a parte da tarde.

- PUB -

PSD com Carvalho e Negrão juntos

Nuno Carvalho, cabeça-de-lista do PSD e vereador na Câmara Municipal de Setúbal, acompanhado pelo número dois da lista e actual líder do grupo parlamentar do partido laranja, Fernando Negrão, e pelo mandatário António Salgueiro, entre outros elementos que integram o elenco candidato pelo distrito, apresentou-se no tribunal de Setúbal, pelas 15h00, onde foi efectuada a entrega da listagem. Até ao quinto lugar da lista social-democrata, os lugares são respectivamente ocupados por Fernanda Velez, Bruno Vasconcelos e Tiago Santos. Recorde-se que em 2015 o PSD, em coligação com o CDS-PP, conseguiu eleger quatro deputados a juntar a mais um dos centristas.

- PUB -

Nuno Magalhães veterano no CDS

Antes, pelas 11h30, a comitiva do CDS-PP já havia entregue a sua lista por Setúbal com Nuno Magalhães, deputado que já anunciou ir abandonar a liderança da bancada parlamentar centrista – função que desempenhou nos dois últimos mandatos –, a figurar pela quarta vez como cabeça-de-lista (2005, 2009 e 20011) pelo distrito sadino. Além de Nuno Magalhães – primeiro nome a ser anunciado como cabeça-de-lista pela região –, os democratas-cristãos candidatam Patrícia Pinto Figueira, presidente da concelhia de Alcochete, Ana Clara Birrento (Setúbal), João Merino (Montijo) e José Coutinho (Almada) nos primeiros cinco lugares da lista, respectivamente. Na deslocação ao Palácio da Justiça, Magalhães teve a companhia de Patrício Pinto Figueira, João Merino, João Moura (membro da Juventude Popular), João Viegas, presidente da distrital, e Vasco Pinto, vereador na Câmara de Alcochete.

- PUB -

Mortágua e Cunha de novo pelo BE

A comitiva do Bloco de Esquerda foi a primeira a apresentar-se no Palácio da Justiça em Setúbal na manhã de sexta-feira. A deputada Joana Mortágua, que tal como em 2015 encabeça a lista dos bloquistas pelo distrito, integrou a delegação do partido que cumpriu o processo de entrega da listagem no tribunal. A exemplo de Joana Mortágua, o BE volta a apresentar como número dois por Setúbal Sandra Cunha (ambas foram eleitas deputadas por este círculo em 2015). Até ao quinto lugar, a lista do Bloco é composta, respectivamente, pelos nomes de Daniel Bernardino, Diana Santos e Francisco Morais (vereador sem pelouros na Câmara Municipal do Seixal).

Livre apresenta dupla do Montijo

O Livre também escolheu a sexta-feira passada para proceder à entrega da lista de candidatos pelo distrito de Setúbal. Ana Raposo Marques (Montijo) encabeça a lista do Livre pelo círculo eleitoral sadino, sendo acompanhada no segundo lugar por Miguel Dias (também do Montijo). Vasco Teixeira da Silva, Luciana Cruz e Luís Pinto Silva preenchem, respectivamente, os restantes lugares que compõem o conjunto dos cinco primeiros nomes.

PS com Catarina Mendes à frente

No dia anterior, na passada quinta-feira, foi a vez do PS. A lista socialista foi entregue pelo mandatário distrital da candidatura João Costa, actual secretário de Estado da Educação. Ana Catarina Mendes, secretária-geral Adjunta do partido e deputada eleita pelo círculo de Setúbal desde 1995, é a cabeça-de-lista. O número dois é Eduardo Cabrita, actual ministro da Administração Interna, e Eurídice Pereira ocupa o terceiro lugar. Os secretários de Estado João Galamba e Ricardo Mourinho Félix completam, respectivamente, as cinco primeiras posições. O PS, recorde-se, elegeu em 2015 sete deputados pelo círculo de Setúbal, sendo a força política mais votada.


PAN com expectativas em Setúbal

O PAN, quinta força mais votada no círculo de Setúbal nas legislativas anteriores (embora não tenha conseguido eleger qualquer deputado), registou a entrega da sua lista de candidatos pelo distrito no passado dia 19. Cristina Rodrigues, 34 anos, advogada e membro da comissão política nacional do PAN, é a cabeça-de-lista do partido por Setúbal. O PAN assume a expectativa de vir a conseguir eleger pelo menos um deputado pelo círculo sadino.

Aliança aposta em Carlos Medeiros

O Aliança, novo partido fundado por Pedro Santana Lopes, apresentou no tribunal de Setúbal a lista de candidatos pelo distrito no passado dia 16. Carlos Medeiros, que até finais do ano passado presidiu ao Conselho Municipal de Genebra, é o cabeça-de-lista. Natural de Lisboa, regressou no início deste ano a Portugal depois de nos últimos anos ter estado a viver na Suíça.

CDU foi primeiro

A CDU foi a primeira força política a entregar a lista de candidatos pelo distrito no tribunal de Setúbal. A entrega foi realizada no passado dia 9 e contou com a presença do cabeça-de-lista Francisco Lopes e Luís Leitão, mandatário distrital, acompanhados por outros candidatos da coligação e por dirigentes do Partido Comunista Português (PCP), Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) e da Intervenção Democrática (ID), além de membros da Juventude Comunista e da Ecolojovem “Os Verdes”.
Composta por 12 mulheres e 11 homens, a lista da CDU apresenta Paula Santos (deputada à Assembleia da República desde 2009), José Luís Ferreira, deputado desde a XI Legislatura, Bruno Dias, deputado à Assembleia da República desde a VIII Legislatura, e Susana Espada nos cinco primeiros lugares. Nas últimas legislativas, a CDU, recorde-se, elegeu quatro deputados pelo círculo de Setúbal.

 

Chega entrega hoje

O Chega agendou para esta segunda-feira a entrega da lista de candidatos pelo círculo eleitoral de Setúbal. O arquitecto Nuno Afonso, residente em Lisboa, encabeça a lista do partido, que é composta ainda nos primeiros cinco lugares por, respectivamente, Pedro Magrinho, Teresa Batista, Rafael Santos e Luis Maurício.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -