25 Junho 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalAniversário da freguesia comemorado com surpresas e recados

Aniversário da freguesia comemorado com surpresas e recados

Investimentos de 2,7 milhões na calha para a Marateca

 

- PUB -

O aniversário da freguesia da Marateca decorreu na última sexta-feira, com recados dos presidentes da Câmara e da União das Freguesias. O presidente Álvaro Amaro anunciou “Marateca está na moda” e “as candidaturas para esta zona envolvem um investimento de 2.7 milhões de euros”, que passaram pela construção da nova escola de Águas de Moura, do Pavilhão em Fernando Pó e vão continuar com as obras no Centro Comunitário, mais de 500 mil euros, o prolongamento da rede de saneamento em Cajados para servir 90 fogos, no montante entre 450 e 500 mil euros, e a requalificação dos espaços exteriores junto ao apeadeiro de Fernando Pó, entre outros investimentos.

A presidente da União de Freguesias, Cecília de Sousa, lembra o passado da Marateca, “onde faltava tudo”, mas a anexação “não trouxe nada de bom para um território de 282 quilómetros, que recebe do Poder Central apenas 200 mil euros”. A edil deixa o recado “é preciso acelerar a mudança e ir mais além do que são as nossas competências”.

“A Marateca está cheia de gente trabalhadora”, destaca a autarca e acrescenta “temos gente cheia de criatividade e no ano passado surpreendemos com o Pastel da Marateca e neste aniversário daremos a conhecer as criativas bolsas apresentadas por Ana Jones”.

- PUB -

Freguesia com muitas potencialidades

O território da Marateca, lembra Álvaro Amaro, “não pode continuar a ser um local de passagem, mas assumir-se com as potencialidades que tem nas áreas da agricultura, da lavoura, da pecuária, dos melhores vinhos do mundo e do enoturismo”. O presidente da Câmara de Palmela critica o Governo que “devia ter corrigido no início de 2019 o estatuto de freguesia desfavorecida e rural, que permitiria mais apoios a quem quiser investir”.

Festas ao ritmo das Marchas

- PUB -

Depois da sessão solene de aniversário foram inauguradas as Festas de S. Pedro, ao ritmo da marcha infantil dos Cenourinhas. Os festejos terminaram no domingo, com milhares de visitantes a assistirem a iniciativas como os desfiles das marchas, com o regresso da Marcha adulta a ser a cabeça de cartaz, o baptismo de mergulho, a procissão, a gastronomia e a doçaria. Os Mercadinhos D’A Moura, iniciativa promovida pelo comércio local e apoiada pela União das Freguesias foi uma das surpresas que contaram com a adesão da população e dos visitantes, que adquiriram produtos de qualidade.

Comentários

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior

Revolta no velório de Jéssica obriga à presença de bombeiros e polícia

Avó paterna e alguns populares revoltam-se com mãe da criança durante a cerimónia fúnebre

PSD exige extinção da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Concelhia laranja diz que a empresa é “uma orgia de despesa pública” suportada com os impostos de todos
- PUB -