22 Setembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Feira de Sant’Iago será grande palco da gastronomia setubalense

Feira de Sant’Iago será grande palco da gastronomia setubalense

Cartaz, ao nível dos melhores festivais, apresenta David Fonseca, Gabriel O Pensador, Virgul, Anselmo Ralph, Orelha Negra, Diabo na Cruz, Calema, DJ Pedro Monchique, Sérgio Godinho, entre outros, sem esquecer vários artistas locais

- PUB -

 

 

 

- PUB -

 

A Feira de Sant’Iago regressa no dia 20 de Julho e até dia 4 de Agosto promete não deixar setubalenses e turistas indiferentes, “numa edição marcada pelo tema da Gastronomia, que elogia o que temos de melhor na região. Entre muitas coisas, o peixe”, defende Manuel Pisco, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Foi com o mote da Gastronomia que a Feira de Sant’Iago 2019, foi apresentada no evento Sunset Flavour Party, tendo como cenário o Parque Urbano de Albarquel e a vista sobre o Sado. “Um tema aparentemente banal que tem mais importância daquela que tem sido dada até hoje”, explica Manuel Pisco. “Não somos terra de interior e por isso não temos grandes agriculturas. Mas temos o rio e o mar. Isso liga-nos à gastronomia com o que de melhor temos na região, o peixe. Uma bandeira não só gastronómica, como turística e cultural”, conclui.

- PUB -

No reconhecimento do bom peixe de Setúbal, o evento de apresentação da Feira de Sant’Iago foi também o momento da entronização do concelho como membro da Confraria do Peixe: a “Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo”.

Para Manuel Pisco os setubalenses já sabiam que tinham o melhor peixe do mundo, “faltava a vaidade para reconhecer isso”. No parecer do vice-presidente da Câmara, o reconhecimento por parte da Confraria do Peixe vem incentivar um trabalho que já estava a ser realizado, “em prol da preservação, sustentabilidade da pesca e consumo, para que as gerações vindouras continuem a conhecer o peixe da costa portuguesa”. Desafios que se traduzem no compromisso de honra assumido agora por Setúbal, enquanto membro da Confraria do Peixe.

O momento da entronização foi presidido por António Cristóvão, grão-mestre da Confraria do Peixe, que destacou também o objectivo da associação na “sustentabilidade e a biodiversidade do peixe que hoje comemos, para amanhã continuarmos a ter o melhor peixe do mundo”.

A confraria marcará presença na Feira de Sant’iago, o palco por excelência onde dará continuidade à sua homenagem ao peixe de Setúbal.

 

A Feira entre as feiras do país

 

Em 2019 a Feira de Sant’Iago promete um cartaz ao nível de muitos festivais de música que decorrem de norte a sul do país, durante o Verão.

David Fonseca, Gabriel O Pensador, Virgul, Anselmo Ralph, Orelha Negra, Diabo na Cruz, Calema, DJ Pedro Monchique, Sérgio Godinho, o projecto “Um Corpo Estranho”, Ana Malhoa, Toy João da Ilha, o fado de Deolinda de Jesus e Raquel Tavares, Ciganos D’Ouro e o imperdível e mordaz humor de Nilton. O cartaz da Feira de Sant’Iago 2019 é “totalmente eclético”, com “uma boa aposta nacional e internacional”, segundo apresenta Ana José Carvalho, diretora da Feira de Sant’Iago.

O certame foi mesmo destacado como “principal stand do sul do país”, por Ana José Carvalho. Sendo já considerado, a par da Feira de São Mateus, como evento de topo das feiras realizadas em todo o país.

Para a apresentadora Maya, também presente na Sunset Flavour Party, Sant’Iago chega ainda mais longe, com um cartaz que está “ao nível do Festival das Marés e de O Sol da Caparica”, sendo essa “uma aposta de futuro, a vertente ‘Festival de Verão’”.

Nos destaques deste ano a Feira de Sant’Iago inclui também uma área institucional com a exposição do município alusiva à temática da Gastronomia e a exposição das freguesias, também alusiva à temática central, a par de uma zona especial com apresentações diárias de showcooking, acompanhadas de provas de vinhos. Um ponto de apresentação para a “diversidade gastronómica de Setúbal bem como para a multiculturalidade que a caracteriza”, revela Ana José Carvalho.

Já no Pátio dos Sabores, anteriormente a Praça do Mundo, a presença de restaurantes bem conhecidos de Setúbal será destacada, a par de espectáculos de música popular.

As novidades deste ano integram também “uma maior aposta no tecido empresarial da região, sendo utilizada pela primeira vez o Pavilhão Desportivo das Manteigadas” onde estarão representados parte dos 40 sectores que marcam presença em Sant’Iago. Também a exposição automóvel será valorizada com zonas privilegiadas e apresentações especiais na entrada principal da feira.

No pavilhão empresarial e institucional os visitantes poderão ainda usufruir de um espaço dedicado à tecnologia, com exposições, demonstrações e zonas de gaming e drones. “Esta será a E-Tech Feria de Sant’Iago 2019”.

Quanto às diversões para toda a família, o regresso da roda gigante está confirmado, assim como o super slide, a quinta pedagógica, a zona de adopção de animais, o picadeiro e a pista de BMX.

A Feira do Livro também faz parte do leque de actividades para todos os públicos, integrada no espaço “Área dos Sentidos”, com apresentações de livros e sessões especiais de autógrafos. Na mesma área estará presente o movimento associativa com apresentações culturais e desportivas.

 

Fotografia Alex Gaspar

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Líder do PAN “engolida” por aficionados da festa brava no Montijo

Várias dezenas de elementos de tertúlias e grupos de forcados locais, entre outros, não pouparam nos assobios a Inês de Sousa Real e à...
- PUB -