26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal entra na rede UNESCO

Setúbal entra na rede UNESCO

Empoderar a comunidade com mais ferramentas para a cidadania consciente e participativa é a missão da K-Evolution, que acabou de muscular a sua acção com um protocolo que a integra no Clube UNESCO. O compromisso está assinado, espera agora a ratificação da autarquia

 

- PUB -

 

A Associação The K-Evolution – Educação para a Sustentabilidade, com sede em Setúbal, é o 62.º Clube Unesco da rede nacional. O protocolo já foi assinado, e deverá ser ratificado em breve pela Câmara de Setúbal. O documento chancelado por Rita Brasil de Brito, secretária das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura e Alexandra Silva, presidente da associação, explicita um conjunto de Objectivos do Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda e 2020, e preparar o passo para a próxima década.

Na sede da SEIES (Sociedade De Estudos E Intervenção Em Engenharia Social), onde foi rubricado o acordo de entendimento, ficou explícito pela The K-Evolution dar o seu contributo para “a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em torno das questões da educação, promovendo o desenvolvimento pessoal, a cidadania e o empreendedorismo para a sustentabilidade”.

- PUB -

Terá ainda de se empenhar na “divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promovê-los através das suas ações e atividades”. E, entre outras obrigações, assumir a missão de “cooperar com instituições locais, regionais, nacionais ou internacionais, nas ações e realizações que têm ligação com os objetivos da UNESCO”.

Em suma, a Associação The K-Evolution, a partir de agora tem de reforçar a sua parceria na “comunidade educativa na promoção da educação para todos, visando nomeadamente a inclusão social e a plena inserção e participação na vida da comunidade, contribuindo desta forma para promover o desenvolvimento da região”.

Para Rita Brasil de Brito, estes compromissos são mesmo para cumprir, portanto, o que “acontecer, depende da vossa capacidade, atitude e acção, porque o que é preciso fazer não pode ficar no papel”, afirmava perante as várias entidades presentes que vão estar envolvidas na missão da K-Evolution, entre elas representantes da Câmara de Setúbal, que tem apoiado as acções da associação.

- PUB -

É para estes compromissos que Alexandra Silva diz que toda a equipa da K-Evolution está pronta. Depois de elencar o muito trabalho já feito na comunidade, afirmou: “queremos ser ainda mais activos”. Daí que este protocolo seja “mais uma forma para conseguirmos, com os nossos parceiros, ajudar a sociedade a ser mais sustentável”.

A Associação The K-Evolution (“K” de Knowledge, ou seja, Conhecimento), foi criada em Maio de 2013, constituindo-se como uma associação sem fins lucrativos. Tem como objecto da sua actividade a promoção da sustentabilidade, cidadania e empreendedorismo através da educação junto de crianças, jovens, executivos, professores e pais em Portugal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -