26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalArlindo Mota apresenta novo livro “Armazém de retém”

Arlindo Mota apresenta novo livro “Armazém de retém”

O novo livro do professor e presidente da Universidade Sénior de Setúbal reúne textos originais em prosa e verso

 

- PUB -

 

O Dicionário da Porto Editora define “armazém de retém” como sendo o local “onde se guardam os artigos cuja venda ou utilização pode ser demorada”. Para Arlindo Mota, professor e presidente da Universidade Sénior de Setúbal, o nome justifica-se por histórias e memórias que ecoam em si, que há muito guarda consigo. A apresentação do seu mais recente livro, da editora Folha D’Hera, teve lugar na Biblioteca Municipal de Setúbal na tarde desta terça-feira e contou com sala cheia para conhecer os textos que hoje vivem neste “Armazém de Retém”.

 

- PUB -

“Já tenho perto de duas dezenas de livros publicados e há sempre textos que, por uma razão ou por outra, não pude incluir. Ficavam no tal armazém de retém. Considerei que não cabiam, que não era o momento deles. E este é um pequeno livro onde os reúno e apresento, em que se dá a obra feita”, começa por explicar Arlindo Mota, sobre a origem e o nome da sua mais recente obra, a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO.

 

Prosa, poesia e partilha de escrita

- PUB -

“Entre a prosa e a poesia, este livro é o resultado de muito trabalho desenvolvido até aqui, retratado em pequenos textos, reflexões, diálogos filosóficos e recordações de infância”, conta, adiantando que entre os textos também marcam presença histórias e situações do quotidiano. Pode ainda dizer-se que a divisão da obra está feita em três partes: a primeira diz respeito aos textos em prosa, a segunda é dedicada aos poemas e a terceira, intitulada “Virtualidades”, é a partilha de poesia que resulta da participação do autor em sites e blogs de literatura. Na tarde de terça-feira, o autor falou sobre esta experiência literária que tem vindo a ter ao longo dos anos na internet e disse que, no fundo, “estes textos são um apelo à reflexão e à partilha com outros escritores e poetas portugueses e brasileiros”, que se pode comprovar na terceira parte da obra.

 

Entre as especificidades deste livro do professor e actual presidente da Universidade Sénior de Setúbal está a sua capa, “que desperta a curiosidade pelas suas cores e que surgiu de uma surpresa”: um e-mail que Arlindo Mota recebeu com o pedido da artista plástica brasileira Karen Campos, que lhe pediu que um poema seu fosse utilizado num trabalho de mestrado que estava a desenvolver. Sob o tema “A casa, as estantes e os livros”, deviam ser apresentadas criações originais e não tradicionais em torno da temática do livro e da casa do escritor. “Luz e sombra” foi o trabalho apresentado pela artista, que no seu livro-janela incluiu várias mensagens e tentou retratar o mundo da literatura, o trabalho e a vida do escritor, entre as quais estão também as palavras do autor português. Hoje, o livro-janela dá cor à capa do livro e na imagem conseguimos encontrar as palavras de Arlindo Mota se olharmos com atenção.

 

Arlindo Mota dividiu o momento com Alice, amiga, leitora curiosa e apreciadora de literatura, que consigo apresentou o livro e brindou a sala com a leitura de textos e poemas. Na sua opinião, o livro “Armazém de Retém” é “uma pérola que convém ler e reler” e “um álbum de memórias, onde está sempre presente o amor, e que diz muito mais sobre o autor do que aquilo que ele possa imaginar”. Porque, nesta obra, “Arlindo Mota traz à tona de água tudo aquilo que o afectou, tudo aquilo que ele considerou importante na sua vida e por isso mesmo este livro diz tanto sobre si”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -