20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalDia Mundial da Criança celebrado entre parques, teatro e jogos desafiantes

Dia Mundial da Criança celebrado entre parques, teatro e jogos desafiantes

A península celebra o Dia Mundial de Criança com um programa alargado de actividades que vai além do mês de Junho. Momentos para recordar o direito das crianças a viveram a infância em plenitude

 

- PUB -

 

 

No ano em que se celebram 30 anos sobre a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1989, o Dia Mundial da Criança é celebrado em Setúbal com um conjunto de actividades que recordam a magia de ser criança através do teatro, artes circenses, dança e muitos momentos dedicados ao livro.

- PUB -

O projecto “Rua de Brincar” chega assim aos parques e jardins da cidade, entre Junho e Julho, dedicado a crianças dos três aos cinco anos. Um projecto do Teatro do Elefante e da Câmara Municipal de Setúbal, organizado com a finalidade de promover as artes de rua, através de intervenções artísticas, que exploram a narração de contos, o circo, a expressão corporal e musical e a leitura de textos.

No dia 1 de Junho, o projecto entra em movimento com a inauguração do seu programa especial, no Jardim da Bacalhôa, em Vila Nogueira de Azeitão, a partir das 16h00.

No dia 8 de Junho, “Rua de Brincar” chega ao espaço junto à EB1 do Viso, no Bairro dos Pescadores, também a partir das 16h00. E no dia 10, “Rua de Brincar” está presente no Jardim do Monte Belo, entre as 16h00 e as 19h00. A 24 de Junho, “Rua de Brincar” chega ao Parque Verde da Bela Vista, das 10h00 às 13h00.

- PUB -

O programa de actividades segue também ao longo do mês de Julho, igualmente em diversos parques e jardins da cidade.

No dia 7, o circo, a dança, o teatro e a literatura do Teatro do Elefante estão no Parque da Algodeia, entre as 16h00 e as 19h00. E no dia 8, no Parque Verde da Bela Vista, das 10h00 às 13h00.

As últimas actividades da edição estão previstas para os dias 13, no Jardim de Vanicelos e 27, no Bonfim, entre as 16h00 e as 19h00.

 

Jogar e aprender no Alegro

 

Para além dos parques e jardins, os jogos também chegam ao Centro Comercial Alegro Setúbal, com o programa “Miúdos Alegro” dedicado a esta temática ao longo do mês de Junho.

São quatro fins-de-semana com actividades que aliam a brincadeira à estratégia e ao exercício físico. Sushi GO, Fantasma Blitz ou Noite de Magos são alguns dos jogos em demonstração.

Os desafios começam nos dias 1 e 2 de Junho, entre as 10h00 e as 19h00, com demonstrações de jogos de tabuleiro Devir, onde também os adultos podem participar ao lado das crianças.

A 9 de Junho tem lugar o icónico Jogo da Glória Humano, com um percurso cheio de desafios, avanços e recuos até à última casa.

A programação Miúdos Alegro prossegue no dia 16, com uma aula de Zumba, onde todos podem dançar ao ritmo de músicas latinas.

Na véspera de São João, a 23 de Junho, decorrem demonstrações de jogos tradicionais, para que os mais novos possam conhecer as tradições populares. O jogo das latas, o jogo das cordas ou o jogo do lenço são algumas das propostas para esta tarde de diversão.

No último Domingo do mês, 30 de Junho, os “Miúdos Alegro” vão praticar a lógica e a estratégia a jogar Xadrez. Uma oportunidade para aprenderem a dominar as regras deste jogo desafiante.

Os jogos dos dias 9, 16, 23 e 30 de Junho estão marcados para as 15h00 e decorrem na praça Bombordo/Estibordo, no piso 0.

 

Península com música e teatro

 

De Almada à Moita, as actividades planeadas para o Dia mundial da Criança prometem trazer muitas emoções a palco e despertar o público para o movimento livre da dança e intensidade da música.

O Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, abre as portas aos mais novos no dia 1 de Junho, com entrada livre para crianças e para quem as queira acompanhar a assistir a cinco espectáculos.

Pelas 11h00 e pelas 16h00, a Sala Experimental recebe a D. Raposa e outros animais, das antigas Fábulas de La Fontaine, com encenação de Teresa Gafeira.

E a Orquestra Geração, que se destaca na União Europeia entre as 50 melhores práticas de inclusão e desenvolvimento, sobe ao palco da Sala Principal, do Teatro Municipal Joaquim Benite a partir das 18h00, com três sessões também de entrada livre.

No Seixal, a Quinta da Marialva, em Corroios, recebe o Nick Fest da Nickelodeon, nos dias 31 de Maio e 1 de Junho.

Uma festa dedicada aos mais novos que promete muita animação com casting Repórter Nickelodeon, piscina de slime, minigolf, jogos tradicionais, oficina de artes, cabine de fotos, e insufláveis para todos os gostos. Ao longo do dia não faltarão também as brincadeiras dos heróis Nickelodeon, SpongeBob e o seu companheiro Patrick, da dupla canina Marshall e Chase, da Patrulha Pata, e ainda as tartarugas mais famosas do planeta, com os ninjas Miguel Ângelo, o Leonardo, o Donatelo e Rafael.

No palco do Nick Fest actuam também reconhecidos talentos nacionais, com Fernando Daniel, Átoa, Paulo Sousa e D.A.M.A a prometerem levar a plateia ao rubro.

No concelho da Moita, o projecto municipal “De Pequenino”, é recebido no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na localidade da Baixa da Banheira, a 8 de Junho, entre as 16h00 e as 17h15.

“De Pequenino” traz a palco o espectáculo de dança e música “Mi~Mar”, pela DançArte e Área da Música. Um momento mágico de busca por mimos e surpresas de seres luminosos, dedicado a bebés dos 0 aos 36 meses.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -