29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalNavio da Marinha com o nome de Setúbal é baptizado amanhã

Navio da Marinha com o nome de Setúbal é baptizado amanhã

Custou 60 milhões de euros e vai ser comandado por Rui Zambujo Madeira

 

- PUB -

O mais recente navio de patrulha oceânico a integrar o quarteto de embarcações que vieram substituir as corvetas da Marinha com mais de 40 anos tem o nome de NRP Setúbal e vai ser baptizado já amanhã nos estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo, em cerimónia presidida pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho. A cerimónia terá lugar a partir das 10h15 e contará ainda com a presença, entre outras entidades, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado, sendo que a embarcação terá como madrinha a Dra. Jessica Rachel Hallett, anunciou a Marinha.

Recorde-se que o NRP Setúbal, como é designado, foi entregue à Marinha Portuguesa, no passado dia 28 de Dezembro, em cerimónia presidida pelo Almirante António Mendes Calado, nos estaleiros da West Sea, perante uma guarnição de 44 elementos. Este “é o quarto da classe ‘Viana do Castelo’, todos construídos em Portugal”, revelou então a Marinha, salientando que o navio iria ser submetido a uma bateria de testes antes de entrar oficialmente ao serviço a partir deste mês.

O navio é comandado pelo comandante Rui Zambujo Madeira, mergulhador de especialização, 42 anos, natural de Lisboa, que ingressou na Marinha em 1994. Torna-se assim o segundo a apresentar denominação da região, já que vem juntar-se ao NRP Sines – entregue à Marinha em Julho último numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro António Costa –, completando juntamente com o NRP Viana do Castelo e o NRP Figueira da Foz o lote de quatro actualmente no activo. Cada um destes quatro navios de patrulha custou 60 milhões de euros e demorou cerca de dois anos a construir.

- PUB -

Este “é o quarto da classe ‘Viana do Castelo’, todos construídos em Portugal”, revelou a Marinha quando recebeu a embarcação, salientando que o navio iria ser submetido a uma bateria de testes antes de entrar oficialmente ao serviço a partir deste mês.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -