25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal manifesta-se contra incêndios sábado na Praça do Bocage

Setúbal manifesta-se contra incêndios sábado na Praça do Bocage

As vítimas mortais dos incêndios que deflagraram este ano vão ser lembradas com a colocação de 100 plantas em torno da estátua de Bocage. Espera-se que milhares de pessoas se manifestem em simultâneo nas principais cidades do país

- PUB -

Os setubalenses estão a ser convocados para uma manifestação pacífica e silenciosa contra os incêndios em Portugal e em homenagem às 106 vítimas mortais dos fogos florestais que deflagraram este verão, num evento que vai ter lugar na Praça do Bocage, sábado, a partir das 16h00.
“Não é uma daquelas manifestações para reivindicar, será uma manifestação pacífica e silenciosa. O que nós pedimos às pessoas é que levem uma peça de roupa verde. O que queremos ver é a floresta ficar verde outra vez”, afirmou Paula Pereira, uma das organizadoras, ao DIÁRIO DA REGIÃO.
A concentração, entretanto já autorizada pela Câmara Municipal de Setúbal, terá o apoio da autarquia também a nível simbólico, com a cedência de 100 plantas de viveiro, as quais serão colocadas em torno da estátua de Bocage em homenagem às vítimas dos últimos incêndios.
“Queremos mostrar o nosso descontentamento perante a inércia e a passividade dos sucessivos governantes, no que ao ambiente diz respeito. Juntem-se a nós nesta causa, todos juntos vamos fazer a diferença”, incentiva o evento setubalense no Facebook, num texto assinado por Cristina Cruz, outra das organizadoras.
A ideia de realizar esta manifestação em Setúbal, intitulada “Portugal contra os Incêndios (Setúbal)” num evento publicado no Facebook, partiu das duas setubalenses e vem dar eco às concentrações do mesmo género que vão acontecer em várias cidades portuguesas no sábado, à mesma hora. Nesse dia, serão tomadas medidas num Conselho de Ministros acerca do futuro da floresta portuguesa e do combate aos incêndios, pelo que a data não foi escohida ao acaso.
A primeira iniciativa, “Portugal contra os Incêndios (Lisboa)”, foi criada pelo ator Rui Maria Pêgo também no Facebook e conta com milhares de adesões online. Porto e Braga são outras das cidades onde milhares de portugueses prometem manifestar-se, no sábado, dia 21 de outubro, a partir das 16h.
Importa relembrar que nos incêndios ocorridos em Pedrógão Grande e concelhos vizinhos, há quatro meses, morreram 64 pessoas e no domingo, num fogo de proporções igualmente avassaladoras, perderam a vida outras 42 pessoas. Centenas ficaram feridas nos dois desastres, contabilizando-se outros largos milhões de euros em prejuízos materiais nas zonas afetadas. Arderam 350.522 hectares de floresta e mata desde janeiro deste ano.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -