24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalJorge Salgueiro assume nova direcção artística do Setúbal Voz

Jorge Salgueiro assume nova direcção artística do Setúbal Voz

Nuno Batalha integra equipa como maestro assistente. Estão abertas audições para a admissão de novos membros, com ensaios no auditório do Mercado do Livramento todas as segundas e quintas-feiras das 21h às 23h

 

- PUB -

O reconhecido maestro e compositor Jorge Salgueiro assumiu a nova direcção artística do Coro Setúbal Voz, tendo como maestro assistente Nuno Batalha, informou o coro da Associação Setúbal Voz num comunicado enviado à imprensa.

A nova equipa, que entretanto já iniciou ensaios para as apresentações da nova temporada, integra ainda a professora de técnica vocal Isabel Biu, soprano no Coro do Teatro Nacional de São Carlos, e a pianista Raquel Pires.

O novo projecto artístico, dirigido pelo maestro Jorge Salgueiro, pretende “criar um coro com uma identidade própria”, apostando num “reportório constituído essencialmente por peças do séculos XX e XXI”. Outra das linhas traçadas para esta nova fase do coro é aprofundar a ligação da música com as artes contemporâneas.

- PUB -

Jorge Salgueiro dirige desde os 17 anos e é autor de mais de 250 obras, entre óperas, sinfonias, fábulas sinfónicas e músicas para orquestra, banda, coro, de câmara, teatro, cinema, bailado e para crianças. Foi já convidado por mais de 30 instituições, sendo de destacar as colaborações com a Orquestra Nacional do Porto, com a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul (Brasil) e com a Orquestra do Norte.

Nuno Batalha dirige o Coro do Município de Setúbal desde junho de 2012, o Coro Feminino TuttiEncantus desde a sua formação, em 2006, e o Coral Infantil de Setúbal desde 1999.

O Coro Setúbal Voz pretende desenvolver-se como um “coro moderno, ecléctico e dinâmico na cidade de Setúbal, dialogando permanentemente com os vários parceiros sociais, culturais e empresariais da cidade, da região e do país”, lê-se no comunicado.

- PUB -

Composto neste momento por cerca de 30 elementos, o coro realizou já perto de três dezenas de concertos no período de um ano e meio, em vários palcos e eventos em Setúbal, no país e no estrangeiro. Em 2017, foi seleccionado para dar voz ao novo hino do Município de Setúbal, “Setúbal é Nossa e de Todos Nós”, num concerto dirigido pelo maestro Jorge Salgueiro.

A Associação Setúbal Voz, titular do coro com o mesmo nome, foi constituída em junho de 2016 e é presidida por Rui Águas.

 

Fotografia: David Francisco/DR
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -