8 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSETÚBAL: Choco frito representa região em concurso nacional

SETÚBAL: Choco frito representa região em concurso nacional

Esta iguaria gastronómica tradicional, tal como confeccionada pelo restaurante “O Pescador II”, irá representar a região do Sul Tejo Litoral no Festival “Adoramos a nossa Gastronomia com a Coca-cola”, a realizar no Porto ainda este ano

- PUB -

O choco frito foi o prato que o consumidor elegeu para representar a região do Sul Tejo Litoral na 3ª edição do Festival gastronómico “Adoramos a nossa Gastronomia com a Coca-cola”. Os pratos a concurso eram, além do que se sagrou vencedor, a feijoada de choco e a mista de peixe, todas iguarias típicas da cidade de Setúbal.
Para cada um dos pratos, foram igualmente elegidos os restaurantes da região que os confeccionaram melhor, novamente de acordo com o consumidor. O choco frito foi o restaurante “O Pescador II”, a feijoada de choco o restaurante-bar “O Caracol” e a mista de peixe o restaurante “O Delgadinho”, sendo que “O Pescador II”, por ter confeccionado o prato vencedor, irá representar a região, pela segunda vez consecutiva, na versão nacional do festival, a realizar no Porto no mês de Novembro.
Os vencedores foram anunciados na passada quarta-feira, 26 de Julho, num jantar organizado pela Coca-cola Europeans Portugal, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, do Vereador da Câmara, Pedro Pina, de representantes da Coca-cola e também da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), tal como os oito restaurantes finalistas do concurso e consumidores premiados.
O jantar foi confeccionado pelo Chef António Vieira, embaixador gastronómico do festival e proprietário do restaurante “Wish”, situado no Porto. Este fez uma reinterpretação dos três pratos a concurso, mas sem “estragar os pratos”, dando-lhes apenas um novo requinte e apresentação.
Em primeiro lugar, foi servido choco frito em pão ralado panku com maionese de kimchi, denotando as influências japonesas do chef, cujo restaurante é também um sushi bar. Depois, foi servida a feijoada de choco, com o choco e o camarão à parte, de forma a dar uma melhor apresentação. Por último, foi a mista de peixe, com os peixes fritos, em vez de grelhados, como é habitual, acompanhados de batatas de caldeirada com uma espuma de coentros. A sobremesa foi o tradicional pastel de Setúbal, feito com moscatel, amêndoa e massa filo.
À semelhança das edições anteriores, o “Festival Adoramos a nossa Gastronomia com Coca-Cola” conta com o apoio da AHRESP e procura promover a cozinha regional portuguesa, convidar os portugueses a saborear pratos típicos e contribuir para a dinamização da restauração, das cidades, do turismo e da cultura gastronómica do país.
Andrés Curbelo, o representante da Coca-Cola em Portugal, em conversa com o DIÁRIO DA REGIÃO, afirmou que têm decidido fazer uma forte aposta no festival, que está alinhado aos valores da marca.
Por muito que a Coca-cola seja uma marca muito americanizada, “temos um grande sentido de portugalidade” e isso é evidenciado através da gastronomia, da comida das diferentes regiões. “Temos um ponto de afinidade com Setúbal, o que faz o evento aqui mais especial”, acrescentou ainda Andrés, referindo-se ao facto do concelho acolher uma fábrica da Coca-cola, em Azeitão.
Este festival gastronómico percorre as 12 regiões do país, para consagrar aquilo que se faz melhor em Portugal: a gastronomia. Ao longo das etapas regionais, participam neste concurso mais de 2 500 restaurantes do país, sendo que os vencedores de cada região juntam-se depois numa grande final, que irá consagrar qual a melhor iguaria do país. O restaurante “O Pescador II” irá participar pelo segundo ano consecutivo nesta final, tendo já participado no ano passado com um prato de arroz de tamboril.

- PUB -
- PUB -
[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Águas de Moura subiu ao segundo lugar da tabela classificativa

Dos três da frente ninguém conseguiu ganhar e quem tirou partido disso foi a equipa orientada por Gonçalo Cruz que é agora vice-líder da competição.
- PUB -