29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalIncêndio em Setúbal continuou em rescaldo esta manhã

Incêndio em Setúbal continuou em rescaldo esta manhã [fotos]

Fogo que gerou pânico provocou dez feridos ligeiros mas apenas uma casa sofreu alguns danos na cobertura. Várias corporações de bombeiros e um helicóptero mantiveram-se no local durante a manhã desta quarta-feira, a consolidar extinção e prevenir reacendimentos. Fogo foi dominado à noite e as pessoas começaram a regressar a casa às 23h30

O incêndio que deflagrou na terça-feira à entrada da cidade de Setúbal estava durante a manhã desta quarta-feira em fase de rescaldo, com várias corporações de bombeiros no local.

- PUB -

O fogo foi dominado à noite e os moradores da Reboreda e do Viso autorizados a regressar às suas casas pelas 23:30, informou a Protecção Civil Municipal.

Apesar da situação de pânico que se chegou a viver quando o incêndio ameaçava dezenas de prédios e habitações, os bombeiros contabilizam apenas dez feridos ligeiros, todos por inalação de fumos, sete dos quais foram transportados ao Hospital de São Bernardo e só uma moradia sofreu alguns danos na cobertura.

O incêndio que deflagrou cerca das 18:00 de terça-feira no Casal dos Combros, à entrada de Setúbal, propagou-se rapidamente a uma encosta de mato junto à zona urbana da Reboreda, com dezenas de moradias e de prédios, alguns dos quais com cinco pisos.

- PUB -

Muitas famílias tiveram de abandonar temporariamente as suas casas, bem como os hóspedes de uma unidade hoteleira, que foram distribuídos por outros hotéis do concelho de Setúbal. A evacuação decorreu de forma eficaz e não há conhecimento de qualquer incidente, mas o incêndio assustou os moradores da Reboreda e do Viso.

“Fiquei muito assutada. O ano passado assisti ao incêndio de perto. Este ano não estava em casa, mas quando vi as chamas e o fumo, mesmo de longe, percebi logo que era muito mais grave. Prova disso é que o ano passado não precisaram de fazer nenhuma evacuação e este ano tiveram de retirar muitas pessoas das suas casas”, disse à agência Lusa Donzília Cristóvão, moradora no Largo Aquilino Ribeiro.

“Penso que a medidas – evacuação de dezenas de prédios e habitações – foram adequadas. O fogo esteve muito próximo, lambeu as casas todas aqui à volta. O ano passado tivemos um incêndio idêntico, mas este ano foi muito pior”, acrescentou Filipe Aldeia, morador na Reboreda.

- PUB -

Obrigada a sair de casa devido ao incêndio, Marília Rodrigues, de 67 anos, também assistiu preocupada ao desenrolar dos acontecimentos e só respirou de alívio quando recebeu autorização para regressar a casa.

“Ofereceram-nos a possibilidade de nos abrigarmos no Centro Paroquial da Anunciada, mas não foi preciso”, disse.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, o incêndio atingiu uma zona de mato, num terreno em que a autarquia já tinha iniciado os procedimentos para a posse administrativa.

“A Câmara Municipal já tomou posse administrativa de 40 hectares, que nós limpámos em cerca de dois meses. Os proprietários, como é óbvio, terão de nos pagar cerca de 500 euros”, disse Maria das Dores Meira.

Para o combate ao incêndio foram mobilizados cerca de 200 operacionais, apoiados por 63 viaturas, de todas as corporações de Bombeiros Voluntários da Península de Setúbal e mais duas dos distritos de Évora e de Lisboa.

A EN10, cortada ao trânsito ao final da tarde de terça-feira, no troço entre o hospital da Luz e a avenida General Daniel de Sousa, já foi reaberta e a circulação está a decorrer normalmente.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -