18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal recebe primeira etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Setúbal recebe primeira etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Competição arranca com prólogo em Lisboa a 4 de Agosto e disputa-se no dia seguinte em terras do Sado. Vão ser 203 Km a ligar Vila Franca de Xira e Setúbal, naquela que é a segunda etapa mais longa da prova. Serra da Arrábida é ponto de destaque para o director Joaquim Gomes

Depois do regresso a Setúbal no ano em que a localidade sadina foi Cidade Europeia do Desporto (2016), a Volta a Portugal em Bicicleta torna a figurar no calendário da principal prova da modalidade no País. Este ano, Setúbal incorpora logo a 5 de Agosto a primeira das 10 etapas que compõem a competição. Na véspera realiza-se o habitual prólogo, desta vez em Lisboa numa distância de 5,4 Km.

- PUB -

A primeira etapa vai ligar Vila Franca de Xira a Setúbal, num total de 203 Km, com a Serra da Arrábida a assumir, de acordo com o director da prova, Joaquim Gomes, principal destaque.

“As fugas, mais ou menos consentidas, serão uma constante. Será, no entanto, tal como em 2016, no cenário da Serra da Arrábida que os mais fortes se afirmarão. Acredito numa chegada a Setúbal com o pelotão muito fraccionado e, por ventura, sem alguns dos potenciais candidatos”, prevê Joaquim Gomes. Esta, de resto, é a segunda etapa mais longa da prova.

Entre o prólogo e o pódio de consagração, de 4 a 15 de Agosto, vão pedalar-se 1 626,7 Km numa exigente e desafiante 79.ª edição da Volta, que conta com 30 prémios de montanha e 27 metas volantes. Viseu, em plena Feira de S. Mateus, irá brindar aos vencedores.

- PUB -
Joaquim Gomes durante a apresentação da Volta

Para o director, a 79.ª Volta a Portugal Santander Totta “apresenta um percurso que permitindo o êxito parcial a ciclistas de distintas características se impõe pelas sucessivas dificuldades que, claramente, farão particular apelo a ciclistas completos com uma enorme capacidade de recuperação”.

A grande festa do ciclismo nacional volta, assim, a passar por Setúbal. O regresso da prova a terras sadinas o ano passado aconteceu depois de mais de 40 anos após a sua última passagem pelo concelho.

Recorde-se que a ligação de Setúbal à Volta a Portugal em Bicicleta remonta à primeira edição da prova, em 1927, quando a cidade sadina também recebeu a meta da etapa inaugural. Daí em diante, a Volta passou pela capital do Sado mais 14 vezes, entre as décadas de 30 e 60 do século passado, com os ciclistas a rodarem no asfalto setubalense pela última vez, antes do regresso de 2016, em 1974.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -