8 Maio 2024, Quarta-feira

Surto de tuberculose afecta colégio de ensino especial em Azeitão

Surto de tuberculose afecta colégio de ensino especial em Azeitão

Surto de tuberculose afecta colégio de ensino especial em Azeitão

Rastreio indica que metade dos alunos pode estar infectada, mas externato, com duas centenas de alunos e 50 funcionários, continua a trabalhar

Um surto de tuberculose está a afectar o ‘Externato Rumo ao Sucesso’, um colégio de ensino especial em Azeitão, com cerca de duas centenas de alunos e aproximadamente 50 colaboradores, sabe o DIÁRIO DA REGIÃO.

Uma fonte conhecedora do caso, revela que a taxa de incidência da doença entre a população do externato é superior a 50%, tendo sido confirmada a infecção em 42 alunos num total de 80 rastreados e cujos resultados já são conhecidos. Entretanto foram feitos exames a mais 24 ou 26 alunos, mas os resultados destes são desconhecidos por enquanto.

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) considera que nem todos os infectados são casos de tuberculose, sendo a maioria portadores mas sem que a doença se manifeste.

A DGS entende que dos casos detectados, somente seis são doentes com tuberculose, o que já corresponde a um surto, e ainda falta rastrear quase metade do total das pessoas.

Dos 42 infectados, quatro alunos foram internados, sendo que um deles já teve alta, e os restantes 38 estão em tratamento, a ser medicados, mas continuam no colégio.

Três dos doentes foram internados no Serviço de Pneumologia do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, e um quarto foi internado no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, por falta de vaga na unidade de Setúbal.

Os exames de diagnóstico estão a decorrer, a um ritmo pouco superior a uma dezena de pessoas por dia, pelo que o processo deverá arrastar-se durante semanas. Ao todo são cerca de 250 pessoas, entre alunos e funcionários do colégio, tendo sido rastreadas, até à data, pouco mais de uma centena.

A suspeita de tuberculose no Externato Rumo ao Sucesso tinha sido já noticiada, há duas semanas, mas como não passando de um susto e como uma situação controlada. O DIÁRIO DA REGIÃO apurou que a infecção está a crescer, sendo que o colégio tem mantido o funcionamento, durante este período e continuava aberto ainda na quinta-feira, enquanto os exames de diagnóstico estão a ser feitos pelo Centro de Saúde de S. Sebastião, no Vale de Cobro.

O Externato Rumo ao Futuro acolhe crianças e jovens, entre os 9 e os 30 anos de idade, com necessidades educativas especiais e é tutelado pelo Ministério da Educação.

O DIÁRIO DA REGIÃO tentou ouvir a direcção do colégio e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), mas até ao momento não obteve respostas.

Já o Centro Hospitalar de Setúbal o Centro Hospitalar de Setúbal, em resposta ao DIÁRIO DA REGIÃO, reiterou a informação já divulgada no passado dia 12, acrescentando: “A situação está monitorizada, tendo sido adoptadas as medidas de saúde pública preconizadas para este efeito pelas autoridades competentes.”

Francisco Alves Rito

Partilhe esta notícia
- PUB -