20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalNúcleo Bicross vence Marchas Populares de Setúbal 2017 com tradição e simplicidade...

Núcleo Bicross vence Marchas Populares de Setúbal 2017 com tradição e simplicidade [Fotos]

Bicross ganha pela segunda vez, três anos depois. Independente ficou em segundo lugar e Perpétua Azeitonense em terceiro. Entrega dos prémios é a 15 de Julho no Fórum Luísa Todi

- PUB -

A marcha do Núcleo Bicross venceu o concurso de Marchas Populares de Setúbal 2017, após os desfiles de sexta-feira e sábado na Praça de Touros Carlos Relvas, anunciou a Câmara Municipal de Setúbal, no site oficial do município, esta madrugada.

Segundo a mesma fonte, o júri do concurso, presidido pelo actor João Ricardo, atribuiu ainda ao Núcleo Bicross de Setúbal o prémio de melhor cenografia.

- PUB -

O Grupo Desportivo Independente ficou em segundo lugar e recebeu os prémios de melhor letra e melhor música. Sara Margarida, madrinha do Independente, conquistou a distinção de melhor madrinha das marchas.

Em terceiro lugar na classificação geral ficou a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, que arrecadou os restantes prémios do concurso, incluindo os de melhores figurino e coreografia. A coletividade de Azeitão foi ainda distinguida com o prémio primeiro desfile, com base na prestação dos conjuntos na apresentação realizada a 10 de junho na Avenida Luísa Todi.

O Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau ficou em quarto lugar, a União Desportiva e Recreativa das Pontes em quinto, a Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-Vinda a Liberdade, em sexto, e o Grupo Desportivo Fonte Nova ficou-se pela sétima e ultima posição da classificação geral.

- PUB -

A organização penalizou, com dois pontos, o Núcleo Bicross de Setúbal, o Grupo Desportivo Fonte Nova, a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e o Grupo Desportivo Independente, o que não teve qualquer influência na classificação geral.

A entrega dos prémios das Marchas Populares, concurso organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com os apoios da Europrol e da Aplaudir, decorre numa gala, de entrada livre, a realizar a 15 de julho, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

 

A vitória da simplicidade

Rui Conceição, ensaiador da marcha vencedora ficou “surpreendido” com o primeiro lugar

O primeiro lugar atribuído ao Núcleo Bicross foi a vitória da simplicidade, é assim que o ensaiador da marcha, Rui Conceição, explica o triunfo, que chega três anos depois da primeira conquista do primeiro lugar, em 2014.

“Não estávamos à espera. Sabíamos que tínhamos feito um bom trabalho, e que as pessoas vibraram muito com a nossa marcha, mas foi um concurso bem disputado em que qualquer marcha de um grupo de quatro (Perpétua Azeitonense, Independente e Pontes) poderia ter vendido. Estavam muito equiparadas.”, disse, já na manhã deste domingo, ao DIÁRIO DA REGIÃO.

Rui Conceição destaca a preocupação da marcha com a tradição setubalense, sem embarcar nas aproximações às Marchas de Lisboa.

“Gosto de apostar na simplicidade. Foi uma marcha popular à setubalense e não à Lisboa. Nós mantemos a tradição setubalense, de arquinho e balão, de forma singela. Uma marcha de passo curtinho, sem muito pulo, sem muita dança. Há marchas que estão a levar para o lado de Lisboa.”, explica.

Este é o terceiro triunfo de Rui Conceição nas Marchas de Setúbal, depois de ter vencido uma primeira vez, em 2011, por ‘Os 13’, e, em 2014, pelo Núcleo Bicross.

O Núcleo soube da vitória já esta manhã, e organizou um almoço de festa e celebração no recinto dos Ídolos da Praça.

“Aproveito para fazer um agradecimento especial aos Ídolos da Praça, que me abriram as portas em tudo o que precisei”, acrescentou Rui Conceição ao DIÁRIO DA REGIÃO.

A marcha vencedora, apresentada pelo Núcleo Bicross, mostra a altura em que a cidade de Setúbal começou a ser iluminada com candeeiros a gás, em 1865 e a notícia que o jornal “o setubalense” deu nessa altura.

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL E PRÉMIOS

1.º – Núcleo Bicross de Setúbal

Prémios de melhor cenografia

 

2.º – Grupo Desportivo Independente

Prémio de melhor letra

Prémio melhor música

Prémio melhor madrinha (Sara Margarida)

 

3.º – Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

Prémio melhores figurino

Prémio melhor coreografia

Prémio primeiro desfile

 

4.º – Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau

5.º – União Desportiva e Recreativa das Pontes

6.º – Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-Vinda a Liberdade

7.º – Grupo Desportivo Fonte Nova

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -