29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSesibal homenageia pescadores com nova imagem gráfica nas embalagens de conservas

Sesibal homenageia pescadores com nova imagem gráfica nas embalagens de conservas

Várias actividades ligadas ao ADN sadino foram promovidas ao longo dos últimos dias. Espectáculos artísticos também não faltaram

As conservas da Sesibal já têm uma nova imagem gráfica, em homenagem a pescadores. “A Sesibal aproveitou o Dia Nacional do Pescador [31 de Maio] para apresentar, no Parque Urbano de Albarquel, a nova imagem das embalagens que envolvem as latas de conservas produzidas com peixe capturado pelos pescadores que integram a associação”, revelou a Câmara Municipal de Setúbal, que promoveu até ontem a Semana do Mar e do Pescador.

- PUB -

As caixas de cavalinhas em azeite e em tomate, filetes de cavala em azeite e em tomate, carapauzinhos de Setúbal e sardinhas em tomate têm imagens do rio Sado e da Serra da Arrábida, com o objectivo de “promover o pescado da região e a cidade de Setúbal”, explicou o presidente da Sesibal, Ricardo Santos, citado em nota de Imprensa do município.

Na iniciativa, que contou também com as presenças da vereadora Carla Guerreiro e dos presidentes da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, o público que participou na Mostra das Tradições Marítimas pôde provar algumas das iguarias que, em breve, após algum tempo de paragem, voltam a ser comercializadas.

Antes, decorreu no edifício da DocaPesca a sessão “A Pesca e a Cidade”, de homenagem aos pescadores setubalenses, promovida pela SetúbalPesca, que entregou medalhas a quatro homens do mar.
A Câmara Municipal de Setúbal, representada pela vereadora Carla Guerreiro, associou-se à iniciativa e entregou aos marítimos esculturas “Descarregador de Peixe”, da colecção Pasmadinhos.

- PUB -

O Mercado do Livramento contou com aulas de culinária ao vivo, numa acção que visou divulgar o pescado nacional, concretamente a cavala e o carapau. As aulas foram conduzidas pela chef Patrícia Borges, da Escola de Hotelaria e Turismo de Peniche, que partilhou com os participantes dicas e receitas para confeccionar pratos de cavala e carapau.

“Da primeira aula resultou a confecção de arroz malandrinho de carapau e de uma salada fresca com o mesmo pescado. Na segunda, Patrícia Borges ajudou os participantes a elaborarem fofos de cavala e filetes de cavala fumada com batatas confeitadas.”

- PUB -

Quanto à Mostra de Tradições Marítimas, a decorrer até 4 de Junho, tem contado com afluência assinalável de pessoas para provarem “Petiscos com sabor a mar”, confeccionados por pescadores.

Um concerto de Jorge Nice foi outro dos atractivos, sendo que a animação musical no Parque Urbano de Albarquel contou ainda com actuações das tunas académicas EsTuna e Tuna Sadina, Os Alcorrazes, Carla Lança e Susana Martins.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -