29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSETÚBAL Alunos do Viso e Bela Vista prestam juramento à escovagem dos...

SETÚBAL Alunos do Viso e Bela Vista prestam juramento à escovagem dos dentes [Fotos]

Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida promove saúde oral junto de escolas. É que índice de cáries é elevado.

- PUB -

O Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida com o apoio do projecto Sorrir para a Vida juntou, na quarta-feira, centenas de crianças das escolas Lima de Freitas, Viso, Casal Figueiras e Bela Vista, em Setúbal, para sensibilizar as crianças a adoptarem uma alimentação saudável e a cuidarem da sua saúde oral.

O projecto que surgiu com a colaboração dos centros de saúde em conjunto com a Escola Lima de Freitas e a escola da Bela vista de Setúbal, permitiu que, segundo Andredina Cardoso higienista e responsável pelo projecto´, “promover a escovagem diária dentro da sala de aula e, obviamente, as crianças adquirirem o hábito, mas também a técnica correta de escovagem”.

A iniciativa surgiu devido ao alto índice de cáries dentárias dentro das escolas que colaboraram com o projecto. Através de várias actividades como jogos e através de um juramento simbólico, este projecto visa “promover a escovagem diária dentro da sala de aula e, obviamente, as crianças adquirirem o hábito, mas também a técnica correcta de escovagem.”.

- PUB -

Para o sucesso desta iniciativa, Andredina Cardoso admite que o papel que a “grande colaboração dos professores e auxiliares” é uma peça fundamental. Para além disso os “alunos promotores de saúde”, que são alunos das turmas de auxiliares de saúde, e auxiliares de educadores de infância também têm tido um papel importante graças a apresentações de peças de teatro que ensinam as crianças a como cuidarem da sua saúde oral.

Para a realização desta iniciativa, o projeto Sorrir para Vida financiado, pela Missão Continente, atribuiu uma verba de quatro mil euros euros ao Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida. Este possibilitou a distribuição às crianças de escovas que piscam uma luz, após dois minutos, que é o tempo de escovagem ideal. Apesar disso esta iniciativa com estes materiais irá apenas ocorrer na escola Lima de Freitas e a escola da Bela vista devido à falta de verbas para cobrir todas as escolas do concelho.

Esta acção ainda contou com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal que disponibilizou transportes como também toda logística para a sua realização.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -