29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara de Setúbal apoia teatros locais em 185 mil euros

Câmara de Setúbal apoia teatros locais em 185 mil euros

Teatro de Animação de Setúbal é o que recebe a maior parcela. No total, 130 mil euros, seguindo-se o Teatro Estúdio Fontenova e o Grupo de Teatro Espelho Mágico

A autarquia aprovou por unanimidade na sessão de câmara da passada quarta-feira, 25, protocolos de cooperação com o Teatro de Animação de Setúbal (TAS), o Teatro Estúdio Fontenova e o GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico.

- PUB -

O TAS receberá a maior comparticipação financeira, no valor de 130 mil euros, comprometendo-se a realizar dez espectáculos inseridos nos programas municipais. Segue-se o Teatro Estúdio Fontenova, que contará com o apoio autárquico de 45 mil euros, 19 mil destinados às actividades regulares da companhia e os restantes 26 mil para a organização do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro, ficando obrigado a participar em seminários organizados pela Câmara de Setúbal, realizar três espectáculos e promover sessões de formação. Finalmente, ao GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico será atribuído um subsídio anual de 10 mil euros para a realização de dez espectáculos.

Contudo, a aprovação do regulamento do Concelho Municipal de Desporto de Setúbal foi o assunto que gerou mais debate entre os deputados municipais. O vereador Pedro Pina (CDU) informou que o executivo decidiu criar um órgão consultivo, composto pelas vários representantes da actividade desportiva, eleitos democraticamente pelos seus pares, segundo os termos do regulamento.

O vereador Paulo Lopes (PS) acusou a maioria comunista de apresentar uma proposta de regulamento com “falhas”, no que respeita à ausência de critérios de nomeação dos representantes das associações desportivas e também à natureza da composição do órgão de consulta, que no entender dos socialistas devia contar com membros do poder político. “Parece-nos uma carta em branco, que vai conduzir a que alguns clubes sejam preteridos em relação a outros. Além disso, achamos que para haver combate de ideias e diálogo permanente, é fundamental haver representantes do poder político”.

- PUB -

Pedro Pina argumentou que o “Concelho Municipal de Educação não tem representantes do poder político nem da Assembleia Municipal e funciona bem” e criticou o PS por não ter apresentado “propostas alternativas” em tempo útil. Já Luís Rodrigues (PSD) sugeriu que se acrescentasse ao regulamento que a eleição dos representantes de cada entidade será feita pelos próprios pares das associações desportivas, proposta acolhida por todos os partidos com assento municipal. No final, o regulamento acabou por ser aprovado por unanimidade com a referida correcção.

Na sessão foi ainda aprovada a abertura do concurso público para a exploração do bar do Museu do Trabalho Michel Giacometti e a atribuição de medalhas a 70 bombeiros da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) por concluírem 25 e 10 anos ao serviço da corporação.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -