Setúbal relembrou cantora Luísa Todi

Setúbal relembrou cantora Luísa Todi

Setúbal relembrou cantora Luísa Todi

Várias entidades depositaram flores junti ao busto de Luisa Todi

Nasceu no bairro do Troino, na cidade de Setúbal, e fez ouvir a sua voz pela Europa. Luísa Todi faria ontem 267 anos e autarquia e instituições voltaram a lembrar essa data, numa cerimónia onde foram depositadas flores junto ao seu busto

 

- PUB -

A Câmara de Setúbal e várias instituições do concelho homenagearam ontem a cantora lírica Luísa Todi, nome grande que marcou o panorama cultural em Portugal e outros países da Europa no século XVIII. Luísa Rosa de Aguiar nasceu no Bairro do Troino, na cidade do Sado, e faria 267 anos a 9 de Janeiro.

Durante a manhã realizou-se uma cerimónia com a deposição de flores junto ao busto erguido em homenagem à cantora lírica, na avenida com o seu nome.

“Setúbal tem o privilégio de ter tido um vulto cultural como foi Luísa Todi e que, depois de mais de dois séculos, continua a deixar rasto elevado por toda a Europa”, sublinhou o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Pina, durante a cerimónia.

- PUB -

Pedro Pina, que depôs uma coroa de flores, destacou o legado deixado pela maior cantora lírica portuguesa de todos os tempos. “O seu papel na música clássica do século XVIII foi absolutamente inesquecível”, lembrou.

A cerimónia contou ainda com a deposição de flores pelos presidentes da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e do Coral Luísa Todi, Luís Fernandes, e por representantes da direcção da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Rui Farinho, e da Universidade Sénior de Setúbal, Maria do Carmo Branco.

Presentes estiveram também o comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, Paulo Lamego, e representantes do Centro de Estudos Bocageanos, do Rotary Clube de Setúbal, do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida e da Força Aérea Portuguesa.

- PUB -

As comemorações do 267.º aniversário da cantora lírica prosseguem durante a tarde nos Serviços Centrais da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, com a apresentação do romance biográfico “Minha Irmã Luísa Todi”, de Maria Helena Ventura.

Luísa Todi, baptizada Luísa Rosa de Aguiar, nasceu a 9 de Janeiro de 1753 em Setúbal, na actual Rua da Brasileira, no Bairro do Troino, e morreu em Lisboa a 1 de Outubro de 1833, com 80 anos.

Em 1768 começou a sua carreira como actriz de comédia no “Tartufo”, de Molière, dedicando-se ao canto lírico apenas após o casamento com o napolitano Francisco Xavier Todi, violinista da orquestra do teatro.

Luísa Todi foi protagonista de uma carreira internacional riquíssima que a levou a actuar nos principais palcos europeus e a ser disputada pelas cortes espanhola, francesa, prussiana e russa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -