Este ano participam 300 nadadores federados e outros tantos populares. Um número recorde comparativamente com outras edições
Uma das mais antigas e participadas provas de natação em Águas Abertas de Portugal está de volta à Baía de Sesimbra este sábado, 5 de Outubro. A travessia vai ser disputada por 300 atletas federados, aos quais se juntam 300 populares inscritos. “Um número recorde comparativamente com competições de outros anos”, contabiliza a Câmara de Sesimbra que organiza esta prova conjuntamente com a Associação de Natação de Lisboa.
A edição de 2024, que começa a partir das 11 horas, conta, pela terceira vez, para o Circuito Nacional de Águas Abertas, sendo a prova final da XVII edição. O percurso, com partida e meta na Praia da Califórnia, tem a distância aproximada de 2 500 metros.
A prova popular de 1 600 metros começa às 11h45, enquanto a mini travessia, de 400 metros, que conta com 46 inscritos, decorre, pela terceira vez, a partir das 10 horas.
Segundo a Câmara de Sesimbra, a história da Travessia da Baía de Sesimbra está ligada ao percurso dos irmãos Filipe, José, Pedro, Gil e Alfredo, filhos de José Lourenço Filipe, o primeiro vencedor desta competição, que teve início na década de 20 do século passado.
O gosto pela natação, herdado do pai, fez com que os irmãos Filipe começassem também a competir. Velocidade e estilo foram duas características atribuídas ao quarteto, que marcou presença em várias travessias, ao lado das melhores equipas da época.
Para enaltecer as vitórias dos irmãos Filipe, a autarquia sesimbrense criou em 2022 um troféu em sua homenagem, para ser entregue aos atletas do concelho com a melhor classificação na prova.