Prova em águas abertas realiza-se esta quarta-feira na Praia da Califórnia, onde são esperadas centenas de concorrentes
Promover hábitos saudáveis e sensibilizar a comunidade para o valor da água são dois dos principais objectivos da SIMARSUL, enquanto entidade parceira da Travessia da Baía de Sesimbra em natação. A prova, organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra e pela Associação de Natação de Lisboa, realiza-se esta quarta-feira, 5, a partir das 11 horas, com partida e chegada na Praia da Califórnia.
Os concorrentes vão ter de nadar uma distância de “aproximadamente dois mil metros”, naquela que é “uma das mais prestigiadas provas de natação em águas abertas que se realizam em Portugal”, salienta a SIMARSUL que volta a associar-se ao evento, habitualmente disputado por “centenas de atletas”.
Em comunicado, a empresa explica o envolvimento na iniciativa de cariz desportivo. “No âmbito das parcerias regionais com os municípios onde a SIMARSUL exerce a sua actividade e inserida nas celebrações da SIMARSUL para o Dia Nacional da Água, esta parceria visa promover hábitos saudáveis e sensibilizar a comunidade para o valor da água e o contributo do trabalho realizado, ao longo de quase duas décadas, no âmbito do tratamento de águas residuais na Península de Setúbal”, aponta. Um trabalho realizado com o foco, adianta a empresa, na “preservação dos ecossistemas” e na “melhoria da qualidade da água balnear da região, onde se situam, além dos dois maiores estuários de Portugal – Sado e Tejo –, reservas naturais e de elevado valor ambiental, incluindo três zonas húmidas de importância internacional e um parque marinho”.
A SIMARSUL lembra que “Sesimbra e as suas zonas protegidas envolventes são um exemplo dessa importância”, desde logo pela riqueza ambiental que apresenta, como “as praias de bandeira azul e de qualidade de Ouro e o Parque Marinho José Saldanha (área marinha entre o Cabo Espichel e a Serra da Arrábida) e a sua costa, palco de muitas actividades lúdicas e náuticas”. Ao mesmo tempo, destaca como é fundamental o seu papel na preservação dessa mesma riqueza ambiental. “Para a qualidade destas águas balneares e protecção dos ecossistemas marinhos é indispensável a actividade do serviço público essencial de saneamento assegurado em permanência pela SIMARSUL.”
A participação na Travessia e a associação da campanha “Superamigo – Lixo no Esgoto, Não!” traduzem o envolvimento da SIMARSUL na iniciativa. E os objectivos são reforçados pela empresa: “Esta parceria visa sensibilizar a comunidade para a importância da poupança e valorização do recurso água, mas em especial para o papel que cada um tem para que seja assegurada a qualidade do serviço público essencial de saneamento”. E a campanha encerra um apelo: “Que não sejam deitados resíduos nas redes de saneamento – porque as sanitas não são caixotes do lixo –, [já que esse] comportamento indevido afecta o tratamento das águas residuais e o meio ambiente”, frisa a empresa, a concluir.
A SIMARSUL é responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.